Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32174
Título: Revista Animal: quadrinhos, legitimação e subversão (1988-1991)
Título(s) alternativo(s): Animal magazine: comics, legitimation and subversion (1988-1991)
Autor(es): Santos, Guilherme Caldas dos
Orientador(es): Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos - Brasil - Séc. XX
Contracultura
Cultura material
Ilustração de revistas
Tecnologia e as artes
Mídia alternativa
Cultura - Estudo e ensino
Comic books, strips, etc. - Brazil - 20th century
Counterculture
Material culture
Magazine illustration
Technology and the arts
Alternative mass media
Culture - Study and teaching
Data do documento: 30-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Guilherme Caldas dos. Revista Animal: quadrinhos, legitimação e subversão (1988-1991). 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta tese trata do processo de elaboração e produção de uma das revistas de quadrinhos mais importantes que circulou no Brasil, no final do século XX, a Animal (1988-1991), considerando outras publicações de quadrinhos do segmento adulto e autoral entre meados da década de 1980 e início da década seguinte, bem como os contextos culturais e históricos. Esta investigação teve nos estudos culturais e, especialmente, no conceito de estrutura de sentimentos, proposto por Raymond Williams, uma base teórica de análise que possibilitou relacionar os movimentos de legitimação dos quadrinhos, que adquiriram força no início da década de 1960, com a estruturação de um sistema cultural decorrente da ascensão e definição de uma juventude urbana, letrada e com aspirações cosmopolitas como identidade cultural e grupo social relevante entre 1960 e 1985. Esses movimentos de legitimação das HQs resultaram, em grande medida, da atuação de grupos formados por intelectuais e acadêmicos que passaram a pensar os quadrinhos como manifestações culturais, como objetos de estudos sérios e comprometidos. Sua atuação teve influência em uma produção de quadrinhos europeia com pretensões e aspirações artísticas e em uma produção americana de quadrinhos underground, que ocasionaram o surgimento de publicações que serviriam como modelo para a Animal. Esta foi analisada levando em conta a conjuntura brasileira dos anos 1980, a materialidade e as questões tecnológicas ligadas à sua produção, o conteúdo, as pautas e a linha editorial. Esta tese trata, também, da Animal como uma revista em que os quadrinhos foram o elemento de articulação entre manifestações culturais variadas, sendo, desse modo, importante elemento de expressão e formulação de significado no recorte temporal desta investigação.
Abstract: This thesis deals with the elaboration and production process of one of the most important comic magazines that was published in Brazil at the end of the twentieth century, Animal (1988-1991), considering other comic publications of the adult and authorial segment between the mid 1980s and the beginning of the following decade, as well as its cultural and historical contexts. This research was based on cultural studies and, especially, on the concept of structure of feelings, proposed by Raymond Williams, a theoretical basis of analysis that allowed to relate the legitimation movements of comics, which acquired strength in the early 1960s, with the structuring of a cultural system resulting from the rise and definition of an urban youth, literate and with cosmopolitan aspirations as a cultural identity and relevant social group between 1960 and 1985. These movements for the legitimacy of comics were largely the result of the work of groups of intellectuals and academics who began to think of comics as cultural manifestations, as objects of serious and committed studies. Their work was influenced by an European comic book production with artistic pretensions and aspirations and an American underground comic book production, which led to the emergence of publications that would serve as a model for Animal. The latter was analyzed taking into account the Brazilian context of the 1980s, the materiality and the technological issues linked to its production, content, guidelines and editorial line. This thesis also deals with Animal as a magazine in which comics were the element of articulation between various cultural manifestations, thus being an important element of expression and formulation of meaning in the time frame of this research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32174
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
animalquadrinhoslegitimacaosubversao.pdf9,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons