Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32174
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Guilherme Caldas dos-
dc.date.accessioned2023-08-22T19:37:13Z-
dc.date.available2023-08-22T19:37:13Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Guilherme Caldas dos. Revista Animal: quadrinhos, legitimação e subversão (1988-1991). 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32174-
dc.description.abstractThis thesis deals with the elaboration and production process of one of the most important comic magazines that was published in Brazil at the end of the twentieth century, Animal (1988-1991), considering other comic publications of the adult and authorial segment between the mid 1980s and the beginning of the following decade, as well as its cultural and historical contexts. This research was based on cultural studies and, especially, on the concept of structure of feelings, proposed by Raymond Williams, a theoretical basis of analysis that allowed to relate the legitimation movements of comics, which acquired strength in the early 1960s, with the structuring of a cultural system resulting from the rise and definition of an urban youth, literate and with cosmopolitan aspirations as a cultural identity and relevant social group between 1960 and 1985. These movements for the legitimacy of comics were largely the result of the work of groups of intellectuals and academics who began to think of comics as cultural manifestations, as objects of serious and committed studies. Their work was influenced by an European comic book production with artistic pretensions and aspirations and an American underground comic book production, which led to the emergence of publications that would serve as a model for Animal. The latter was analyzed taking into account the Brazilian context of the 1980s, the materiality and the technological issues linked to its production, content, guidelines and editorial line. This thesis also deals with Animal as a magazine in which comics were the element of articulation between various cultural manifestations, thus being an important element of expression and formulation of meaning in the time frame of this research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Brasil - Séc. XXpt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectIlustração de revistaspt_BR
dc.subjectTecnologia e as artespt_BR
dc.subjectMídia alternativapt_BR
dc.subjectCultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc. - Brazil - 20th centurypt_BR
dc.subjectCounterculturept_BR
dc.subjectMaterial culturept_BR
dc.subjectMagazine illustrationpt_BR
dc.subjectTechnology and the artspt_BR
dc.subjectAlternative mass mediapt_BR
dc.subjectCulture - Study and teachingpt_BR
dc.titleRevista Animal: quadrinhos, legitimação e subversão (1988-1991)pt_BR
dc.title.alternativeAnimal magazine: comics, legitimation and subversion (1988-1991)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEsta tese trata do processo de elaboração e produção de uma das revistas de quadrinhos mais importantes que circulou no Brasil, no final do século XX, a Animal (1988-1991), considerando outras publicações de quadrinhos do segmento adulto e autoral entre meados da década de 1980 e início da década seguinte, bem como os contextos culturais e históricos. Esta investigação teve nos estudos culturais e, especialmente, no conceito de estrutura de sentimentos, proposto por Raymond Williams, uma base teórica de análise que possibilitou relacionar os movimentos de legitimação dos quadrinhos, que adquiriram força no início da década de 1960, com a estruturação de um sistema cultural decorrente da ascensão e definição de uma juventude urbana, letrada e com aspirações cosmopolitas como identidade cultural e grupo social relevante entre 1960 e 1985. Esses movimentos de legitimação das HQs resultaram, em grande medida, da atuação de grupos formados por intelectuais e acadêmicos que passaram a pensar os quadrinhos como manifestações culturais, como objetos de estudos sérios e comprometidos. Sua atuação teve influência em uma produção de quadrinhos europeia com pretensões e aspirações artísticas e em uma produção americana de quadrinhos underground, que ocasionaram o surgimento de publicações que serviriam como modelo para a Animal. Esta foi analisada levando em conta a conjuntura brasileira dos anos 1980, a materialidade e as questões tecnológicas ligadas à sua produção, o conteúdo, as pautas e a linha editorial. Esta tese trata, também, da Animal como uma revista em que os quadrinhos foram o elemento de articulação entre manifestações culturais variadas, sendo, desse modo, importante elemento de expressão e formulação de significado no recorte temporal desta investigação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0009-2815-8591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8960039717575067pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Paz, Liber Eugenio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918272939253939pt_BR
dc.contributor.referee2Sereza, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5162-0264pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3787622957343646pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee4Ramos, Paulo Eduardo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9348-4176pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6622602721067546pt_BR
dc.contributor.referee5Kaminski, Rosane-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-8123-3716pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588374677778245pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
animalquadrinhoslegitimacaosubversao.pdf9,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons