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Título: Drenagem urbana: estudo de caso em relação ao aumento do escoamento superficial em cruzamento no município de Paraisópolis – MG
Título(s) alternativo(s): Urban drainage: case study regarding the increase in surface flow at a crossroad in the city of Paraisópolis - MG
Autor(es): Santos, Thaynara Fernanda Ribeiro dos
Orientador(es): Souza, Paula Cristina de
Palavras-chave: Escoamento urbano
Drenagem
Hidrologia urbana
Urban runoff
Drainage
Urban hidrology
Data do documento: 22-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SANTOS, Thaynara Fernanda Ribeiro dos. Drenagem urbana: estudo de caso em relação ao aumento do escoamento superficial em cruzamento no município de Paraisópolis – MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: A falta de planejamento nos centros urbanos ocasiona diversos problemas, sendo um deles relacionado à drenagem urbana. O presente trabalho tem como objetivo analisar a drenagem urbana do município de Paraisópolis – MG, na região do cruzamento entre a Rua Capitão Antônio Augusto de Almeida com a Avenida Avelina Ribeiro e Travessa Arnóbio Dantas, devido ao aumento do escoamento superficial. A análise consistiu em delimitar a bacia de drenagem que incide sobre o cruzamento através do software QGIS®; determinar o coeficiente de runoff, baseando-se na via crítica adotada como parâmetro de comparação com a bacia; comparar o aumento do volume de escoamento superficial para cada substituição de pavimento, através do cálculo da vazão, baseando-se nos valores obtidos do coeficiente de runoff; e propor uma solução alternativa ao problema, aplicando drenagem sustentável. Além disso, também foi realizada uma verificação das distâncias do posicionamento das bocas de lobo a fim de avaliar se a captação de águas pluviais pelo sistema hidráulico urbano é feita adequadamente. Os resultados obtidos demonstram que à medida em que as substituições de pavimentos eram efetuadas, os valores do coeficiente de runoff aumentaram devido ao tipo do material, aumentando consequentemente os valores das vazões. Constatou-se que a vazão do escoamento superficial entre o paralelepípedo e bloco sextavado aumentou 30% e do paralelepípedo para o revestimento asfáltico 38%. Ademais, verificou-se que pelo menos 9 bocas de lobo deveriam ser inseridas na via crítica para respeitar o limite de 60 metros de distância entre eles, verificando que há falha na captação de água da chuva. Por fim, foram propostas técnicas sustentáveis baseando-se no reservatório de detenção e/ou retenção ao longo do curso dos córregos para a solução do problema.
Abstract: The lack of planning in urban centers causes several problems, one of which is related to urban drainage. The present work aims to analyze the urban drainage of the city of Paraisópolis - MG, in the region of the intersection between Rua Capitão Antônio Augusto de Almeida with Avenida Avelina Ribeiro and Travessa Arnóbio Dantas, due to the increase in surface runoff. The analysis consisted of delimiting the drainage basin that affects the crossing using the QGIS® software; to determine the runoff coefficient, based on the critical street adopted as a parameter for comparison with the basin; to compare the increase in surface runoff volume for each pavement replacement, through the calculation of the flow, based on the values obtained from the runoff coefficient; and propose an alternative solution to the problem, applying sustainable drainage. In addition, a verification of the distances from the positioning of the storm drains was also carried out in order to assess whether the capture of rainwater by the urban hydraulic system is done properly. The results obtained demonstrate that as the pavement replacements were implemented, the values of the runoff coefficient was increased due to the type of material, consequently increasing the flow values. It was found that the flow of surface runoff between the cobblestone and hexagonal paver block increased by 30% and from the cobblestone to the asphalt 38%. In addition, it was found that at least 9 storm drains should be inserted into the critical street to respect the 60 meter distance limit between them, verifying that there is a failure to capture rainwater. Finally, sustainable techniques were proposed based on the detention and/or retention reservoir along the course of the streams to solve the problem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31986
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