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Título: Estudo comparativo de três métodos para avaliação da condição de pavimentos na rodovia PR-317
Título(s) alternativo(s): Comparative study of three methods to evaluate the pavements condition on the PR-317 highway
Autor(es): Baijo, Daniele Alda
Orientador(es): Oliveira, Fabiana Goia Rosa de
Palavras-chave: Pavimentos de asfalto
Rodovias - Levantamento
Rodovias - Manutenção e reparos
Pavements, Asphalt
Roads - Surveying
Roads - Maintenance and repair
Data do documento: 16-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: BAIJO, Daniele Alda. Estudo comparativo de três métodos para avaliação da condição de pavimentos na rodovia PR-317. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: Uma das grandes ferramentas da Gerência de Pavimentos é a avaliação da condição da superfície do pavimento asfáltico, que observa quais tipos de defeitos que possam surgir, sua severidade e extensão, para que haja uma adequada reabilitação e manutenção das vias, de modo que os investimentos empregados sejam realizados criteriosamente e que garantam qualidade, conforto e segurança dos usuários da pista. Em vista disso, o presente trabalho apresenta um estudo comparativo entre três metodologias que visam avaliar a condição de pavimentos asfálticos aplicadas em um trecho da rodovia PR-317, no município de Campo Mourão, estado do Paraná, contabilizando 1 quilômetro. Para realizar a pesquisa aplicou-se as metodologias: Instrução de Serviço Nº 16/2019/DNIT, capítulo 1, do Índice de Condição da Manutenção (ICM); Levantamento Visual Contínuo para avaliação da superfície de pavimentos flexíveis e semi-rígidos (LVC), regido pela norma do DNIT 008/2003-PRO; e avaliação subjetiva da superfície de pavimentos flexíveis e semi¬rígidos, conforme a norma 009/2003-PRO do DNIT. Foi realizado um levantamento das manifestações patológicas da superfície asfáltica do segmento em questão, para posterior aplicação dos métodos de avaliação e classificação da condição do pavimento. Realizada a análise comparativa dos resultados obtidos, diante do diagnóstico apresentado, em que o estado da superfície do pavimento em estudo foi classificado respectivamente como ruim e regular, de acordo com primeiro método e péssimo e ruim, conforme os dois últimos, logo verificou-se que houve divergência de classificação entre eles. Diante disso, evidencia-se a necessidade da utilização de variados métodos de avaliação da condição do pavimento para obtenção de resultados mais precisos, a fim de buscar soluções mais eficazes e econômicas para correção das patologias.
Abstract: One of the great tools of the Pavement Management is the evaluation of the surface condition in the asphalt pavement, which observes what types of defects may arise, their severity and extent, so that there is an adequate rehabilitation and maintenance of the roads, in such a manner that the investments made are carried out in a creteriously way and guarantee quality, comfort and safety for road users. In this regard, the present work presents a comparative study between three methodologies that aim to evaluate the condition of asphalt pavements applied in an extension of the PR-317 highway, in the municipality of Campo Mourão, state of Paraná, accounting for 1 kilometer. To carry out the research, the following methodologies were applied: Service Instruction No. 16/2019/DNIT, chapter 1, of the Maintenance Condition Index (ICM); Continuous Visual Survey to evaluate the surface of flexible and semi-rigid pavements (LVC), governed by DNIT 008/2003-PRO; and subjective evaluation of the surface of flexible and semi-rigid pavements, according to DNIT standard 009/2003-PRO. It was carried out a survey of the pathological manifestations of the asphalt surface of the segment in question, for later application of the evaluation method and classification of the pavement condition. After carrying out a comparative analysis of the results obtained, in view of the presented diagnosis, in which the state of the pavement surface under study was classified respectively as bad and regular, according to the first method and terrible and bad, according to the last two, so it was possible to verify the divergence between them. That said, it's evident the necessity of different evaluation methods usage for the pavement condition to obtain more accurate results, with the purpose to achieve more effective and economic solutions to correct such pathologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31957
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