Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31877
Título: | Uma nova solução numérica para o ensino do espalhamento da luz em estruturas periódicas e quasi-periódicas |
Título(s) alternativo(s): | A new numerical solution for teaching light scattering in periodic and quasi-periodic structures |
Autor(es): | Sousa, Maria Augusta Alves |
Orientador(es): | Martelli, Cicero |
Palavras-chave: | Luz - Espalhamento Difração Análise espectral Óptica Eletromagnetismo Fotônicos Light - Scattering Difration Spectrum analysis Optics Electromagnetism Photonics |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SOUSA, Maria Augusta Alves. Uma nova solução numérica para o ensino do espalhamento da luz em estruturas periódicas e quasi-periódicas. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma metodologia desenvolvida com intuito de auxiliar o ensino sobre o espalhamento da luz em estruturas periódicas e quasi-periódicas a estudantes com diferentes graus de conhecimento sobre óptica e eletromagnetismo. A metodologia consiste na exploração de conhecimentos básicos como reflexão, refração, polarização e interferência para o desenvolvimento de uma solução numérica que gere o espectro de espalhamento dessas estruturas. Esta solução numérica considera que a interação da luz com cada interface gera uma nova fonte de energia. Desta forma, a energia total retroespalhada é dada pela soma das componentes refletidas por cada interface. Conhecer o espectro de espalhamento de uma estrutura possibilita a obtenção de diversas informações sobre a estrutura e sobre o meio ao qual ela está inserida e, visto a vasta gama de aplicações tecnológicas em diferentes áreas que as utilizam, o desenvolvimento de novas abordagens de ensino e análise desses espectros, que contemplem diferentes públicos, se faz necessário. São apresentados neste documento a fundamentação teórica dos conceitos envolvidos no espalhamento, a metodologia e a solução numérica proposta assim como os espectros obtidos na simulação de estruturas com diferentes perfis e a comparação da solução com o método da matriz de transferência. |
Abstract: | This dissertation presents a methodology developed in order to help the teaching of light scattering in periodic and quasi-periodic structures to students with different degrees of knowledge about optics and electromagnetism. The methodology consists of exploring basic knowledge such as reflection, refraction, polarization and interference for the development of a numerical solution that generates the scattering spectrum of these structures. This numerical solution considers that the interaction of light with each interface generates a new source of energy. In this way, the total scattered energy is given by the sum of the components reflected by each interface. Knowing the scattering spectrum of a structure makes it possible to obtain different information about the structure and the environment in which it is inserted and, given the wide range of technological applications in different areas that use them, the development of new teaching approaches and analysis of these spectra, which include different audiences, is necessary. This document presents the theoretical foundation of the concepts involved in scattering, the methodology and the proposed numerical solution, as well as the spectra obtained in the simulation of structures with different profiles and the comparison of the solution with the transfer matrix method. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31877 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
espalhamentoluzestruturasperiodicas.pdf | 4,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons