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Título: Estudo investigativo da viabilidade de um fluido lubrificante para estampagem em aço BH220
Título(s) alternativo(s): Investigative study on the feasibility of a lubricating fluid for BH220 steel stamping
Autor(es): Andrade, Marco Aurélio de Carvalho
Orientador(es): Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza
Palavras-chave: Lubrificação e lubrificantes
Estampagem (Metais)
Desgaste mecânico
Atrito
Lubrication and lubricants
Metal stamping
Mechanical wear
Friction
Data do documento: 15-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ANDRADE, Marco Aurélio de Carvalho. Estudo investigativo da viabilidade de um fluido lubrificante para estampagem em aço BH220. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar três fluidos lubrificantes comerciais e retirar os melhores resultados visando viabilizar a fabricação de um fluido lubrificante otimizado a ser produzido em escala com especificações e características voltadas a estampagem de aço bake hardening (BH220) de 0,7mm de espessura para utilização em painéis de classe A da indústria automobilística, mediante ensaios realizados em outros fluidos comerciais. Os ensaios de estampagem foram executados em uma prensa de hidráulica com geometria de ferramenta constante (punção cilíndrico), variando o tipo de lubrificante comercial utilizado, sendo dois sintéticos e um vegetal. Foram efetuados estudos investigativos em corpos de prova do material estampado sob a ação dos lubrificantes comerciais, medindo coeficientes de rugosidade e coeficiente de atrito, além de ensaios de estudo de materiais para obter características dos fluidos estudados como molhabilidade e ângulo de contato, um dos fluidos sintéticos foi o escolhido e esse trabalho servirá de base de estudo para o processo de fabricação de um novo modelo otimizado de lubrificante para estampagem. Essa inciativa de trabalho foi motivada pela necessidade do mercado quando se trata de fabricação de painéis para indústria de automóveis utilizando estampagem, principalmente para a necessidade futura de carros mais leves.
Abstract: This thesis aims to study three commercial lubricating fluids and extract the best results in order to enable the production of an optimized lubricating fluid to be manufactured on a large scale, with specifications and characteristics tailored for the stamping of bake hardening (BH220) steel with a thickness of 0.7mm for use in Class A panels in the automotive industry. The stamping tests were conducted on a hydraulic press with a constant tool geometry (cylindrical punch), varying the type of commercial lubricant used, including two synthetic and one vegetablebased lubricant. Investigative studies were performed on stamped material specimens under the action of the commercial lubricants, measuring roughness coefficients and friction coefficients, as well as material studies to obtain characteristics of the studied fluids such as wettability and contact angle. One of the synthetic fluids was chosen, and this work will serve as the basis for the manufacturing process of a new optimized lubricant for stamping. This initiative was motivated by the market's need for lightweight panel manufacturing in the automotive industry, particularly for future lightweight vehicle requirements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31781
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