Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31747
Título: Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da produção de hortaliças
Título(s) alternativo(s): Training early elementary school teachers in the context of vegetable production
Autor(es): Silva, Alex Barbosa da
Orientador(es): Rivelini, Angelica Cristina
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciências - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Teaching - Methodology
Student teaching
Data do documento: 26-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Alex Barbosa da. Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da produção de hortaliças. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A presente dissertação tem como escopo investigar quais contribuições o processo de elaboração de Oficinas Temáticas (OT), pautadas em referenciais curriculares, pode trazer para a prática docente de uma escola localizada na área rural. Com o envolvimento dos docentes participantes, foi proposto discutir a formação continuadade professores a partir do enfoque CTS, analisando o currículo escolar, buscando opções para sanar as dificuldades encontradas durante a prática docente, especialmente as relacionadas à falta de formação inicial adequada. Os participantes da pesquisa foram sete docentes, sendo um professor de cada série/ano dos anos iniciais do ensino fundamental, uma coordenadora pedagógica e um diretor. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com enfoque pautado pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), visto que foi feito uso de escritas, falas e ações dos participantes para a análise dos dados. Inicialmente, foi aplicado um questionário aos participantes via Google Forms com o intuito de realizar um levantamento sobre seus conhecimentos prévios e para um contato inicial. Na sequência, propusemos um curso de formação continuada que ocorreu em cinco encontros de aproximadamente duas horas cada. Para apresentação dos dados analisados, optamos pela realização em dois momentos: no primeiro, expomos os resultados oriundos do questionário e, no segundo momento, foram criadas quatro categorias com os dados obtidos durante a formação continuada, sendo elas: Reflexões acerca da Formação Continuada de Professores; Desafios encontrados no Ensino de Ciências; Relatos relacionados à educação CTS e Oficina Temática: da construção à validação. Como Produto Educacional, foi construído uma coletânea, contendo duas oficinas temáticas construídas juntamente com os participantes da pesquisa. Uma oficina para o quarto ano (Como está a água que você bebe?) e uma para o quinto ano (Por que devemos nos alimentar de forma saudável?). Concluímos, por meio das falas e do questionário inicial, que grande parte dos participantes, formados em Pedagogia e enfrentam dificuldades com relação ao tempo, à interdisciplinaridade, à preparação de recursos didáticos voltados para o Ensino de Ciências. Fica evidente, também, a necessidade dos programas de formação de professores, seja inicial ou continuada, darem mais voz aos professores, a fim de fazê-los sentirem-se parte do processo de formação e que possam expor suas necessidades para que os cursos se tornem mais significativos, vindo ao encontro de suas dificuldades. Finalizando, vale destacar que os resultados obtidos nas falas e ações das participantes por meio da OT indicam um interesse e maior participação dos alunos, pois esses se sentem envolvidos e ficam ansiosos esperando o que vai acontecer.
Abstract: This dissertation aims to investigate what contributions the process of developing thematic workshops, based on curriculum references, can bring to the teaching practice of a school located in a rural area. With the involvement of the participating teachers, it was proposed to discuss the continuing education of teachers from the CTS approach, analyzing the school curriculum, looking for options to solve the difficulties encountered during the teaching practice, especially those related to the lack of adequate initial training. The research participants were seven teachers, one for each grade/year of the early years of elementary school, one pedagogical coordinator, and one principal. This is a qualitative research with a focus guided by Content Analysis proposed by Bardin (2011), since it was made use of writings, speeches and actions of the participants for data analysis. Initially, a questionnaire was applied to participants via Google Forms in order to conduct a survey on their prior knowledge and for an initial contact. Then, we proposed a continuing education course that took place in five meetings of approximately two hours each. For the presentation of the analyzed data, we chose to perform it in two moments: in the first, we expose the results from the questionnaire and, in the second, four categories were created with the data obtained during the continuing education, as follows: Reflections about the Continuing Teacher Education; Challenges found in Science Teaching; Reports related to CTS education and Thematic Workshop: from construction to validation. As an Educational Product, a collection was built, containing two thematic workshops constructed together with the research participants. A workshop for the fourth grade (How is the water you drink?) and one for the fifth grade (Why should we eat healthy?). We concluded, through the speeches and the initial questionnaire, that most of the participants have a degree in Education and face difficulties related to time, interdisciplinarity, and the preparation of teaching resources for Science Teaching. It is also evident the need for teacher training programs, whether initial or continuing, to give more voice to teachers, in order to make them feel part of the training process and that they can expose their needs so that the courses become more meaningful, meeting their difficulties. Finally, it is worth noting that the results obtained in the speeches and actions of the participants through OT show interest and a greater participation of the students, because they feel involved and look forward to what is going to happen.
Descrição: Acompanha: Oficinas temáticas relacionadas ao contexto da produtos de hortaliças: possibilidades para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31747
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessorescontextohortalicas.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoprofessorescontextohortalicas_produto.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons