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Título: Paranalac-indústria Ltda: produção de iogurte batido magro zero lactose e zero adição de açúcar
Autor(es): Duarte, Indiana Bersi
Santos, Jaqueline Sousa Pereira dos
Fuzinelli, João Victor Amado
Takigami, Victor Eidy Ribeiro
Orientador(es): Marques, Rubiane Ganascim
Palavras-chave: Iogurte
Lactose
Indústria de laticínios
Yogurt
Dairy products industry
Data do documento: 27-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: DUARTE, Indiana Bersi et al. Paranalac-indústria Ltda: produção de iogurte batido magro zero lactose e zero adição de açúcar. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: Uma das dificuldades que o consumidor se depara é encontrar algum produto de fácil acesso para consumir como café da manhã, lanche da tarde ou da noite, além de que, hoje muitos consumidores desejam manter uma alimentação saudável mesmo fora de casa. O iogurte é um produto lácteo fresco, obtido pela fermentação do leite com cultivos pró-simbióticos de Streptococcus thermophillus e Lactobacillus bulgaricus, e tem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos consumidores brasileiros devido ao aumento da busca por uma alimentação saudável. De olho nos consumidores preocupados em ter uma dieta mais equilibrada e com foco na saúde, se iniciou a demanda de produtos de linha zero, entre eles, zero gordura, zero adição de açúcar e zero lactose. O aumento de consumidores lacto intolerantes traz mudanças para o cenário de produtos lácteos, gerando uma nova oportunidade de mercado. Perante esse cenário, o presente trabalho apresenta a elaboração do projeto de implantação de uma indústria de iogurte sem lactose e zero adição de açúcar, denominada ParanaLac. O projeto em questão aborda o estudo de mercado, público alvo, decisão locacional, projeto de instalações fabris, estrutura organizacional, produtos, processo produtivo dos dois produtos iniciais da empresa, balanço material do processo produtivo e do tratamento de efluente, projeto das instalações fabris, dimensionamento dos equipamentos, balanço energético do processo produtivo, PFD e analise econômica da empresa.
Abstract: One of the difficulties that the consumer encounters is to find some product easily accessible to consume as breakfast, afternoon or evening snack, besides that today many consumers wish to keep healthy eating even outside the home. Yogurt is a fresh dairy product, obtained by fermentation of milk with pro-symbiotic crops of Streptococcus thermophillus and Lactobacillus bulgaricus, and has gained more and more space at the brazilian consumers' table due to the increased search for healthy eating. For consumers concerned about having a more balanced diet with a focus on health, the demand for zero-line products has begun, including zero fat, zero lactose and zero sugar addition. The increase in intolerant lacto consumers brings changes to the dairy industry scenario, generating a new market opportunity. Before that, the present work presents the elaboration of the implementation project of a dairy-free yogurt industry and zero sugar, called ParanaLac. The project in question addresses market study, target audience, location decision, organizational structure, products, production process of the company's two initial products, material balance of the production process and effluent treatment, design of manufacturing facilities, equipment sizing, energy balance of the production process, PFD and economic analysis of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31635
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