Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31558
Título: Frações em produções escritas de estudantes em residência pedagógica
Título(s) alternativo(s): Fractions in written productions by studentes in pedagogical residence
Autor(es): Silva, Iasmim Qualio da
Orientador(es): Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Palavras-chave: Frações
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
Fractions
Teachers, Training of
Mathematics - Study and teaching - Research
Data do documento: 15-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SILVA, Iasmim Qualio da. Frações em produções escritas de estudantes em residência pedagógica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar saberes mobilizados na construção de planos de aula do conteúdo de frações para o sexto ano do Ensino Fundamental produzidos por estudantes em residência pedagógica que participaram do subprojeto de Matemática da UTFPR Campus Toledo no ano de 2018 e 2019. Por meio de uma abordagem qualitativa buscamos responder a questão norteadora do trabalho: Que saberes profissionais foram mobilizados pelos estudantes em residência pedagógica para a construção de planos de aula sobre frações para o sexto ano do ensino fundamental? Num universo de 24 relatórios de residentes, considerando a delimitação por planos de aula que abordassem o conteúdo de frações e que focassem o sexto ano do Ensino Fundamental, foram selecionados dois planos de aula de regência e dois planos de aula das oficinas. O estudo conclui que os planos apresentam diversos significados do conteúdo de fração e revelam aspectos importantes para a constituição dos saberes profissionais como criatividade, autonomia, utilização do contrato didático, estratégias motivacionais para domínio de turma e uso de metodologias investigativas.
Abstract: The present work aimed to analyze knowledge mobilized in the construction of fractional content lesson plans for the sixth year of Elementary School produced by students in pedagogical residency who participated in the Mathematics subproject of UTFPR Campus Toledo in 2018 and 2019. a qualitative approach we seek to answer the guiding question of the work: What professional knowledge were mobilized by students in pedagogical residency for the construction of lesson plans on fractions for the sixth year of elementary school? In a universe of 24 reports from residents, considering the delimitation by lesson plans that addressed the content of fractions and that focused on the sixth year of Elementary School, two conducting lesson plans and two workshop lesson plans were selected. The study concludes that the plans present different meanings of the fraction content and reveal important aspects for the constitution of professional knowledge such as creativity, autonomy, use of the didactic contract, motivational strategies for mastering the class and the use of investigative methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31558
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fracoesproducoesescritasresidentes.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons