Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31555
Título: Uma proposta de ensino de logaritmos por meio da História da Matemática
Título(s) alternativo(s): A proposal of logarithm teaching by History of Mathematics
Autor(es): Pinto, Bruno Gustavo Soares
Orientador(es): Merli, Renato Francisco
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Historiografia
Logarítmos
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Historiography
Logarithms
Data do documento: 15-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: PINTO, Bruno Gustavo Soares. Uma proposta de ensino de logaritmos por meio da História da Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Neste trabalho, motivados pela dificuldade do primeiro autor de aprender sobre logaritmos no Ensino Médio e assim procurando por buscar melhorar a aprendizagem de matemática dos alunos do Ensino Médio em logaritmos, realizamos um estudo histórico sobre esta temática, compreendendo o papel e a evolução dos logaritmos no desenvolvimento da matemática. Além disso, buscamos na literatura já existente, especificamente em algumas bases de dados, trabalhos de pesquisas que tratam sobre o ensino de logaritmos. A partir dos resultados dessa pesquisa sobre o ensino de matemática a partir de contexto histórico, desenvolvemos um quadro com os principais textos, para que dessa forma, pudéssemos analisar a forma de trabalho utilizada no ensino e aprendizagem de logaritmos. Ao final do trabalho, propomos a partir das Unidades Básicas Problematizadoras (UBPs), uma proposta de atividades para o ensino de logaritmos por meio da História da Matemática onde apresentamos os princípios fundamentais da criação dos logaritmos resgatando o papel das Progressões Aritméticas e Geométricas nesse processo.
Abstract: In this work, motivated by the difficulty of the first author to learn about logarithms in high school and thus seeking to improve the mathematics learning of high school students in logarithms, we carried out a historical study on this subject, understanding the role and evolution of logarithms in the development of mathematics. In addition, we searched the existing literature, specifically in some databases, for research papers that deal with the teaching of logarithms. From the results of this research on teaching mathematics from a historical context, we developed a table with the main texts, so that, in this way, we could analyze the way of working used in the teaching and learning of logarithms. At the end of the work, we propose, based on the Problematizing Basic Units (UBPs), a proposal of activities for teaching logarithms through the History of Mathematics where we present the fundamental principles of the creation of logarithms, rescuing the role of Arithmetic and Geometric Progressions in this process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31555
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinologaritmoshistoriamatematica.pdf881,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons