Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31551
Título: | Uma proposta de ensino de juros simples e compostos por meio da plataforma Wordwall |
Título(s) alternativo(s): | A teaching proposal simple and compound interest by Wordwall plataform |
Autor(es): | Santos, Simone Cintia dos |
Orientador(es): | Merli, Renato Francisco |
Palavras-chave: | Matemática financeira Juros Educação - Finanças Business mathematics Interest Education - Finance |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | SANTOS, Simone Cíntia dos. Uma proposta de ensino de juros simples e compostos por meio da plataforma Wordwall. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. |
Resumo: | Os jovens e adultos possuem dificuldades em lidar com suas finanças. Aliado ao fato de que, em uma busca em documentos oficiais brasileiro e paranaense e em trabalhos acadêmicos do portal da CAPES encontramos pouco sobre a utilização de jogos no ensino de Matemática Financeira. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma proposta de ensino de matemática financeira no Ensino Médio por meio de jogos criados na plataforma Wordwall. Foram criadas 17 questões e 1 atividade investigativa, ambas sobre juros simples e compostos, as quais tratam sobre situações do cotidiano e da vida financeira do aluno. Seis questões são sobre porcentagem, que fazem uma avaliação diagnóstica. Duas questões são sobre juros simples e outra sobre juros compostos que objetivam verificar a percepção do aluno em relação a lógica e razão envolvida e, as outras nove são sobre porcentagem e juros simples e compostos com caráter de avaliação do aprendizado do aluno no próprio jogo. Como resultado, espera-se que esses jogos possam contribuir para professores e futuros professores a utilizarem em sala de aula no ensino de matemática financeira. |
Abstract: | Young people and adults have difficulties in dealing with their finances. Allied to the fact that, in a search in Brazilian and Paraná official documents and in academic works on the CAPES portal, we found little about the use of games in the teaching of Financial Mathematics. This research aimed to develop a proposal for teaching financial mathematics in high school through games created on the Wordwall platform. 17 questions and 1 investigative activity were created, both about simple and compound interest, which deal with everyday situations and the student's financial life. Six questions are about percentage, which make a diagnostic assessment. Two questions are about simple interest and another about compound interest, which aim to verify the student's perception of the logic and reason involved, and the other nine are about percentage and simple and compound interest, with the aim of evaluating student learning in the game itself. As a result, it is expected that these games can contribute to teachers and future teachers to use them in the classroom in teaching financial mathematics. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31551 |
Aparece nas coleções: | TD - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jurossimplescompostoswordwall.pdf | 2,76 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons