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Título: O Bruxo e o pós-modernismo: a reconstrução dos últimos dias de Machado de Assis em Memorial do fim, de Haroldo Maranhão, e em Machado, de Silviano Santiago
Título(s) alternativo(s): The witch and The postmodernism: the reconstruction of Machado de Assis last days in Memorial do fim, by Haroldo Maranhão, and in Machado, by Silviano Santiago
Autor(es): Miranda, Camila Regina de
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Pós-modernismo (Literatura)
Literatura - Análise
Metaficção
Assis, Machado de, 1839-1908
Postmodernism (Literature)
Literature - Analysis
Metafiction
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MIRANDA, Camila Regina de. O Bruxo e o pós-modernismo: a reconstrução dos últimos dias de Machado de Assis em Memorial do fim, de Haroldo Maranhão, e em Machado, de Silviano Santiago. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a ficcionalização de Machado de Assis nas obras Memorial do Fim (1991), de Haroldo Maranhão e Machado (2016), de Silviano Santiago, levantando as estratégias adotadas pelos escritores para dialogar sobre as camadas que constituem o indivíduo Machado de Assis por meio da reconstrução dos seus últimos dias/anos de vida. Ambas as obras fazem parte do gênero metaficção historiográfica ou romance histórico brasileiro contemporâneo que se inserem na poética do pós-modernismo. Para compreender o processo de reconstrução desse período da vida do escritor dentro de tal poética, a pesquisa divide-se em três partes, em que cada uma contempla um dos objetivos específicos propostos. Primeiramente, embasada, principalmente, pelos teóricos Luiz Costa Lima (1989, 2006), Benedito Nunes (1988), Maurice Halbwachs (1990), e Georg Lukács (2011) discute-se a relação entre tempos e discursos histórico e ficcional, assim como a questão da memória. No segundo momento, por meio das reflexões de Linda Hutcheon (1980, 1988), Antônio R. Esteves (2010), Patricia Waugh (1984) e Leyla Perrone-Moisés (2016), trata-se da poética do pós-modernismo, do novo romance histórico, da metaficção historiográfica e da ficcionalização de escritores, levantando as características que aproximam as obras em análise. Por último, utilizando-se a biografia de Machado, escrita por Daniel Piza (2005), as considerações de Lucilinda Ribeiro Teixeira (1998) e de Silviano Santiago (2002, 2020) analisa-se como os autores recriaram Machado de Assis como escritor, leitor, personagem e indivíduo enfermo. Para isso, distingue-se o uso da paródia e do pastiche, utilizados por Maranhão, do hibridismo entre os gêneros romance, biografia e ensaio, observados em Santiago. Além disso, analisa-se o narrador do pós-modernismo que se difere em ambas as obras. Pelas aproximações e, principalmente, pelas diferenças estratégicas de cada autor é que as obras possibilitam novas formas de ler o escritor carioca no início do século XX e compreendê-lo como personagem de suas narrativas e sobrevivente da sua própria história.
Abstract: The objective of this research is to analyze the fictionalization of Machado de Assis in the works Memorial do Fim (1991), by Haroldo Maranhão and Machado (2016), by Silviano Santiago, raising the strategies adopted by the writers to dialogue about the layers that constitute the individual Machado de Assis through the reconstruction of his last days/years of life. Both works are part of the historiographical metafiction genre or the Brazilian historical novel, which are inserted in the poetics of postmodernism. To understand the process of reconstruction of this period of the writer's life within such poetics, the research is divided into three parts, in which each one contemplates one of the proposed specific objectives. Firstly, based mainly on the theorists Luiz Costa Lima (1989, 2006), Benedito Nunes (1988), Maurice Halbwachs (1990), and Georg Lukács (2011), we discuss the relationship between historical and fictional time and discourse, as well as the issue of memory. In the second moment, through the reflections of Linda Hutcheon (1980, 1988), Antônio R. Esteves (2010), Patricia Waugh (1984), and Leyla Perrone-Moisés (2016), the poetics of postmodernism, the new historical novel, historiographical metafiction, and the fictionalization of writers are discussed, raising the characteristics that bring together the works under analysis. Finally, using the biography of Machado, written by Daniel Piza (2005), the considerations of Lucilinda Ribeiro Teixeira (1998) and Silviano Santiago (2002, 2020) it is analyzed how the authors recreated Machado de Assis as a writer, reader, character and sick individual. For this, the use of parody and pastiche used in Maranhão is distinguished from the hybridism between the genres of novel, biography, and essay, observed in Santiago. In addition, the narrator of post-modernism, which differs in both works, is analyzed. By the approximations and, mainly by the strategic differences of each author is that the works enable new ways of reading the writer from Rio de Janeiro in the early twentieth century and understand him as a character of his own narratives and survivor of his own history.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31509
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