Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Felipe Aparecido Baldim | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-23T20:29:42Z | - |
dc.date.available | 2023-05-23T20:29:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460 | - |
dc.description | Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimais | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the cognitive demands of problems involving Decimal Numbers, proposed to 5th grade elementary school students. This is a qualitative research, whose participants were 18 students from a municipal school, located in the north of Paraná. The data were obtained through a research instrument containing three problems involving operations with decimal numbers and the transcription of the audios collected from the groups, as well as the researcher's notes. The data analysis makes a relationship between the cognitive demands of the proposed problems and the data produced. The results showed that the cognitive demands of the problems presented to the students were, for the most part, of a high cognitive level. It is possible to highlight the importance of the teacher in his role as a mediator, which enabled the development of these levels. The Educational Product resulting from this Professional Master's Degree is an e-book for teachers, with guidelines and discussions about the problems worked on in relation to cognitive demands. The use of Problem Solving as a methodology enriched the communication between the students and the researcher and made it possible to maintain high levels of cognitive demand of the problems. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Números racionais | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Mathematics (Fundamental education) | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Numbers, rational | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.title | Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Cognitive demands of problems with decimal numbers: a study with 5th grade elementary school students | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem por objetivo analisar as demandas cognitivas de problemas envolvendo Números Decimais, propostos a alunos de 5º. ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram 18 alunos de uma escola municipal, localizada no norte do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento de pesquisa contendo três problemas que envolvem operações com Números Decimais e da transcrição dos áudios coletados dos grupos, bem como das anotações do pesquisador. A análise dos dados faz uma relação entre as possíveis demandas cognitivas dos problemas propostos e os dados produzidos. Os resultados mostraram que as demandas cognitivas dos problemas apresentados aos alunos foram, em sua maioria, de alto nível cognitivo. É possível destacar a importância do professor em seu papel de mediador, que possibilitou o desenvolvimento desses níveis. O Produto Educacional resultante deste Mestrado Profissional é um e-book para professores, com orientações e discussões acerca dos problemas trabalhados em relação às demandas cognitivas. A utilização da Resolução de Problemas como metodologia enriqueceu a comunicação entre os alunos e o pesquisador e possibilitou a manutenção de elevados níveis de demanda cognitiva dos problemas. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-6828-7760 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0208235341365925 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Trevisan, André Luis | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Justulin, Andresa Maria | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Gilberto | - |
dc.contributor.referee3ID | http://lattes.cnpq.br/9084160392335878 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9084160392335878 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
demandascognitivasnumerosdecimais.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf | 3,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons