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Título: Metodologias altern(ativas) para o ensino de ciências da natureza: possibilidades e desafios apresentados pelos docentes
Título(s) alternativo(s): Altern(active) methodologies for teaching nature sciences: possibilities and challenges presented by teachers
Autor(es): Lopes, Ariane de Almeida
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Educação - Metodologia
Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Gamificação
Ensino - Meios auxiliares
Educação não-formal
Educação - Métodos experimentais
Education - Methodology
Science - Study and teaching
Teachers, Training of
Gamification
Teaching - Aids and devices
Non-formal education
Education - Experimental methods
Data do documento: 28-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOPES, Ariane de Almeida. Metodologias altern(ativas) para o ensino de ciências da natureza: possibilidades e desafios apresentados pelos docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O avanço tecnológico, a dificuldade que muitos docentes têm de acompanhá-lo, a falta de estrutura, de formação continuada e outros possíveis impasses, acarretam em problemáticas. Entre elas, é possível observar estudantes desmotivados, baixo rendimento, indisciplina e desinteresse. A busca por metodologias ativas – ou alternativas – visa sensibilizar os estudantes, resgatando neles o interesse pela investigação dos conhecimentos acerca das ciências, tornando a aprendizagem mais eficiente e conectada ao seu cotidiano. Esta pesquisa teve por objetivo compreender quais têm sido as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia e as suas percepções sobre metodologias alternativas, bem como os desafios que os circundam. Como objetivos específicos, pretendeu-se levantar metodologias de ensino específicas para os componentes curriculares de Ciências e Biologia; analisar as experiências com a utilização de determinadas metodologias e compreender de que modo tem sido a apropriação destas discussões no âmbito das práticas docentes. Para investigar quais metodologias de ensino têm sido utilizadas pelos professores, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de questionários online, com questionamentos sobre a temática, suas adoções, aspectos positivos ou negativos e a intenção de aprofundamento por meio de formações focadas especificamente em metodologias altern(ativas). Para aprofundamento das questões foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que atuam nas escolas públicas estaduais paranaenses, vinculados ao Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul de Curitiba. A partir da compreensão sobre as metodologias de ensino utilizadas pelos professores, suas práticas e apontamentos entre dificuldades e acertos, procurou-se contribuir com os processos formativos, elaborando e desenvolvendo cursos de formação continuada específicas em metodologias ativas e alternativas, sendo essas viáveis aos ambientes escolares em sua totalidade, com o objetivo de observar os desafios dos docentes no que diz respeito aos processos de ensino e aprendizagem, afim de buscar elementos, através das metodologias ativas diversas, visando as implementações destas em qualquer que seja a etapa da formação escolar, na busca pela ampliação da adoção de diferentes dispositivos, sendo eles tecnológicos ou analógicos que, em conjunto, tornam-se convergentes. Como resultados, percebeu-se que os professores manifestam diversas compreensões sobre as metodologias ativas, não havendo, portanto, homogeneidade sobre tais interpretações. São apontadas dificuldades, frustações e dúvidas sobre o desenvolvimento e utilização de metodologias diversificadas, entretanto, muitos dos entrevistados sinalizam o interesse em participar de cursos de formação focados em metodologias altern(ativas).
Abstract: Technological advances, the difficulty that many professors have to keep up with them, the lack of structure, of continuing education and other possible impasses, lead to problems. Among them, it is possible to observe unmotivated students, low performance, indiscipline and lack of interest. The search for active methodologies – or alternatives – aims to sensitize students, rescuing their interest in investigating knowledge about science, making learning more efficient and connected to their daily lives. This research aimed to understand which teaching methodologies have been used by Science and Biology teachers and their perceptions about alternative methodologies, as well as the challenges that surround them. As specific objectives, it was intended to raise specific teaching methodologies for the curricular components of Science and Biology; analyze experiences with the use of certain methodologies and understand how these discussions have been appropriated within the scope of teaching practices. To investigate which teaching methodologies have been used by teachers, a qualitative research was carried out, through online questionnaires, with questions about the theme, its adoptions, positive or negative aspects and the intention of deepening it through specifically focused training. In alternative(active) methodologies. To deepen the questions, semi-structured interviews were carried out with teachers who work in state public schools in Paraná, linked to the Regional Education Center of the Southern Metropolitan Area of Curitiba. From the understanding of the teaching methodologies used by the teachers, their practices and notes between difficulties and successes, an attempt was made to contribute to the training processes, preparing and developing specific continuing education courses in active and alternative methodologies, which are viable in environments schools in their entirety, with the objective of observing the challenges of teachers with regard to the teaching and learning processes, in order to seek elements, through the various active methodologies, aiming at their implementation in whatever the stage of school training, in the quest to expand the adoption of different devices, whether technological or analogue, which, together, become convergent. As a result, it was noticed that teachers manifest different understandings about active methodologies, therefore, there is no homogeneity about such interpretations. Difficulties, frustrations and doubts about the development and use of diversified methodologies are pointed out, however, many of the interviewees indicate an interest in participating in training courses focused on alternative methodologies.
Descrição: Acompanha: Proposta de formação continuada sobre metodologias altern(ativas) para professores de ciências
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31379
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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