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Título: Método pedagolúdico: uma proposta de análise das manifestações lúdicas no processo de ensino e de aprendizagem em ciências
Título(s) alternativo(s): Pedagoludic method: a proposal for the analysis of ludic manifestations in the science teaching and learning process
Autor(es): Novaes, Jorge Antonio da Silva
Orientador(es): Kaick, Tamara Simone van
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação de crianças
Jogos educativos
Aprendizagem
Professores - Formação
Science - Study and teaching
Early childhood education
Educational games
Learning
Teachers, Training of
Data do documento: 15-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NOVAES, Jorge Antonio da Silva. Método pedagolúdico: uma proposta de análise das manifestações lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em ciências. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: No contexto da educação formal, o lúdico possui uma ligação mais próxima com a Educação Infantil, pois nesse nível da Educação Básica, as crianças aprendem através de suas vivências sensoriais e trocas com o meio onde estão inseridas. Conforme a criança progride no nível escolar, a essência lúdica se perde como elemento de apoio para o processo de ensino e de aprendizagem e dá lugar a uma sistematização conteudista sem muita interação com o lúdico. Tendo o propósito de contribuir com os docentes que buscam inserir o lúdico em suas mediatizações, o objetivo geral da pesquisa consistiu em desenvolver um método de ensino e de aprendizagem abarcando os aspectos lúdicos, atribuindo-se intencionalidade às estratégias lúdicas articuladas para promover o aprendizado dos Objetos de Conhecimento de Ciências dos Anos Iniciais dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa decorreu em duas fases, sendo a primeira exploratória, onde foi realizada uma análise documental para levantamento das características lúdicas aplicadas em estratégias pedagógicas com a intencionalidade de auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. A segunda fase consistiu no desenvolvimento de parâmetros para auxiliar na evidenciação, caracterização e categorização das manifestações ocasionadas pelo lúdico durante o processo de ensino e de aprendizagem dos Objetos de Conhecimento. Da segunda fase resultaram seis parâmetros, sendo: 1) liberdade e criatividade; 2) apresentação de artefatos; 3) simulacro; 4) simbolismo; 5) liberdade e divertimento e 6) situações desafiadoras. A aplicação do método proposto se deu por intermédio da análise de videoaulas, em que foi possível verificar se os parâmetros desenvolvidos dariam conta do seu propósito. A partir da análise de duas videoaulas relacionadas ao ensino de Ciências, ficou evidente a viabilidade de planejar aulas utilizando estratégias lúdicas, nas quais possibilitam desempenhar a intencionalidade da aplicação do lúdico e como inserir a sua dinâmica de mediatização no conteúdo curricular. Os parâmetros se mostraram capazes de evidenciar e caracterizar a intencionalidade da aplicação do lúdico, inclusive assegurando compreender como e por que ocorreram tais reações nos educandos. Deste modo, permitindo categorizar dentre as estratégias lúdicas utilizadas, as que se apresentaram mais cativantes entre os educandos. Percebendo o potencial da aplicação de estratégias lúdicas aliadas aos parâmetros desenvolvidos, pensar o Produto Educacional decorrente da pesquisa, convencionou-se denominar o lúdico que é designado intencionalmente para a educação formal como Pedagolúdico. Desta forma, o resultado da pesquisa permitiu o desenvolvimento do Método Pedagolúdico. Assim, originou-se o Produto Educacional que auxilia o professor a vislumbrar a aplicação do lúdico em uma dinâmica de mediatização, ou seja, as Mediatizações Pedagolúdicas, que são planejadas com Unidades Estratégicas de Mediatização (UEMs), isto é, estratégias lúdicas sistematizadas e direcionadas para o processo de ensino e de aprendizagem. O Produto Educacional desenvolvido se dá no formato de um livro eletrônico, onde primeiramente são apresentados os preceitos do método, seguindo com sugestões e orientações para planejar Sequências Didáticas Lúdicas direcionadas ao contexto educacional formal.
Abstract: In the context of formal education, the ludic has a closer connection with Early Childhood Education, because at this level of Basic Education, children learn through their sensory experiences and exchanges with the environment in which they are inserted. As the child progresses at the school level, the ludic essence is lost as, a support element for the teaching and learning process. It gives way to a content systematization without much interaction with the ludic. To contribute to teachers who seek to insert the ludic in their mediatization, the general objective of the research consisted of developing a teaching and learning method encompassing the ludic aspects, attributing intentionality to the ludic strategies articulated to promote the students’ learning. Objects of Knowledge of Sciences from the Early Years arranged in the National Common Curricular Base (BNCC). The research took place in two phases, the first being exploratory, where a document analysis was carried out to survey the ludic characteristics applied in pedagogical strategies to help in the teaching and learning process. The second phase consisted of the developingof developingst in the disclosure, characterization and categorization of the manifestations caused by the ludic during the teaching and learning process of the Objects of Knowledge. From the second phase resulted six parameters, being: 1) freedom and creativity; 2) presentation of artifacts; 3) simulacrum; 4) symbolism; 5) freedom and fun and 6) challenging situations. The application of the proposed method took place through the analysis of video lessons, in which it was possible to verify whether the developed parameters would fulfill its purpose. From the analysis of two video classes related to science teaching, it was evident the feasibility of planning classes using ludic strategies, in which they make it possible to caut the intentionality of the ludic application and how to insert its dynamics of mediatization in the curricular content. The parameters were able to demons demonstdemonstratearacterized the intentionality of appapplying applyingder,sta standingg how and why such reactions occurred in the students. Thus, allowing to categorize among the ludic strategies used, those that were more captivating among whichts.whiching the potential of applying ludic strategies allied to the parameters developed, thinking about the Educational Product resuland tresulting the research, it was agreed to name the ludic that is intentionally designated for formal n as Pedagoludic. In this way, the result of the research allowed the development of the Pedagoludic Method. Thus, the Educational Product was born, which helps the teacher to envision the application of the ludic in a dynamic of mediatization, that is, the Pedagoludic Mediatizations, which are planned with Strategic Mediatization Units (UEMs), that is, systematized ludic strategies and directed to the teaching and learning process. The Educational Product developed takes the form of an electronic book, where the precepts of the method are first presented, followed by suggestions and guidelines for planning Ludic Didactic Sequences directed to the formal educational context.
Descrição: Acompanha: Guia didático-pedagógico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31196
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