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Título: Ethos discursivo, interdiscurso e cenas enunciativas em canções interpretadas por Elza Soares
Título(s) alternativo(s): Discursive ethos, interdiscourse, and enunciative scenes in songs interpreted by Elza Soares
Autor(es): Barbosa, Eline Souza
Orientador(es): Muniz, Maria Ieda Almeida
Palavras-chave: Análise do discurso
Análise retórica
Feminismo
Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)
Cantoras negras
Soares, Elza, 1930-2022
Discourse analysis
Rhetorical criticism
Feminism
Music - Interpretation (Phrasing, dynamics, etc.)
African American women singers
Data do documento: 2-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BARBOSA, Eline Souza. Ethos discursivo, interdiscurso e cenas enunciativas em canções interpretadas por Elza Soares. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Esta dissertação trata da constituição do ethos discursivo, relacionado às cenas enunciativas e ao interdiscurso, em canções interpretadas por Elza Soares, que apresentam como tema central o combate à violência doméstica e o empoderamento feminino. Tomamos a Análise do Discurso de linha francesa em suas novas tendências, a partir da abordagem de Dominique Maingueneau, como suporte teóricometodológico visto que, conforme esse autor, essa metodologia se propõe a estudar a linguagem levando em conta sua exterioridade. Nosso objetivo geral foi examinar o modo de constituição do ethos nas letras “Maria da Vila Matilde”, “Mulher do fim do mundo”, “Língua solta”, “Dentro de cada um” e “Não tá mais de graça”. Para isso, mobilizamos os seguintes objetivos específicos: aprofundarnos nos estudos da Análise do Discurso; conhecer a vida e a obra de Elza Soares, levando em conta sua importância para a Música Popular Brasileira enquanto representatividade feminina negra; analisar as canções selecionadas tendo como base o ethos discursivo, as cenas enunciativas e o interdiscurso. Acreditamos que o sujeito enunciador fala a partir do lugar que ocupa na relação de forças que constituem a sociedade. Após a análise da canção, efetivada a partir dos temas “violência doméstica” e “empoderamento”, os resultados apontaram para a construção de uma imagem de si projetada no empoderamento da mulher negra periférica e no enfrentamento do discurso patriarcal dominante, visto que o sujeito enunciador questiona e denuncia as estruturas de violência estabelecidas. Através dos rastros interdiscursivos, pudemos notar que a canção foi tecida a partir do reconhecimento do outro e das vozes historicamente marcadas pela luta contra a violência e o silenciamento das mulheres. Além disso, a construção da cenografia, como um espaço de empoderamento e de enfrentamento, conferiu ao discurso um tom de denúncia que colaborou para a construção de um enunciador com voz ativa na sociedade, e um enunciador sujeito de representatividade.
Abstract: This thesis deals with the constitution of the discursive ethos, related to enunciative scenes and to interdiscourse, in songs interpreted by Elza Soares that present as a central theme of the fight against domestic violence and female empowerment. This work is based on the French line of discourse analysis in its new trends, from the approach of Dominique Maingueneau, as theoretical and methodological support since, according to this author, this methodology proposes to study language considering its exteriority. The general objective was to examine the way of constitution of the ethos in the lyrics "Maria da Vila Matilde," "Mulher do fim do mundo," "Língua solta," "Dentro de cada um," and "Não tá mais de graça." The following specific objectives were discussed: to deepen the studies of Discourse Analysis; to know the life and work of Elza Soares, taking into account its importance for Brazilian Popular Music as a black female representative; to analyze the selected songs based on the discursive ethos, the enunciative scenes and interdiscourse. It is believed that the enunciating subject speaks from the place it occupies in the relationship of forces that constitute society. After the analysis of the song, based on the themes "domestic violence" and "empowerment," the results pointed to the construction of an image of oneself projected in the empowerment of peripheral black women and in the confrontation of the dominant patriarchal discourse, due to the enunciating subject questions and denounces the established structures of violence. Through interdiscursive traces, it was observed that the song was woven from the recognition of the other and the voices historically marked by the fight against violence and the silencing of women. In addition, the construction of the scenography as a space of empowerment and confrontation gave the discourse a tone of complaint that contributed to building an enunciator with an active voice in society and an enunciator subject of representativeness.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31089
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