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Título: A formação continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência de prática docente com o uso de stop motion em aulas de ciências e science
Título(s) alternativo(s): The continued training of teachers of the early years: an experience of teaching practice with the use of stop motion in science and science classes
Autor(es): Camilo, Eduarda Pelizzari
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação de crianças
Prática de ensino
Mídia digital
Animação por computador
Aprendizagem ativa
Ciência - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Early childhood education
Student teaching
Digital media
Computer animation
Active learning
Science - Study and teaching
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAMILO, Eduarda Pelizzari. A formação continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência de prática docente com o uso de stop motion em aulas de ciências e science. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições de uma experiência de prática docente para a formação continuada de professores dos anos iniciais, com o uso de stop motion em aulas de Ciências e Science. Com finalidade de colaborar com a formação continuada de professores dos anos iniciais, de uma escola da rede particular de Curitiba/PR, esta pesquisa envolveu a organização de uma sequência de aulas de Ciências e Science para o 5º ano e a implementação de intervenções utilizando a técnica do stop motion na prática pedagógica. A pesquisa se caracteriza como interpretativa aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa dos resultados. A investigação-formação envolveu professores do 5º ano, das disciplinas de Ciências do currículo regular, e de Science do currículo bilíngue, além da disciplina de Laboratório de Ciências, ministrada pela pesquisadora em que atua também como professora. Os dados foram coletados por meio de entrevista inicial com professores de Ciências que atuam nos anos iniciais; da observação de aulas de Ciências e Science, durante quatro meses; das intervenções didáticas em duas turmas de 5º ano durante três meses, em que ocorreu a construção do stop motion; e de entrevista final com professores de Ciências e Science dessas mesmas turmas. Os resultados foram organizados, descritos e interpretados com base na análise de conteúdo, e evidenciaram que a experiência de prática docente pode ser visa como uma das formas de promover a formação continuada dos mesmos, por meio de vivências práticas do seu dia a dia em sala de aula, o que favoreceu tanto o aprofundamento nas especificidades dos objetos do conhecimento em Ciências como as aulas de Ciências e Science com mediação de tecnologias digitais. Com o propósito orientar outros professores para a utilização do stop motion, como produto final desta pesquisa, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo orientações e que apresenta recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelos professores na produção dos vídeos stop motion, além de exemplos de conteúdos que podem ser abordados por meio dessa técnica.
Abstract: The objective of this research was to investigate the contributions of a teaching practice experience for the continuing education of early grade teachers, with the use of stop motion in Science and Science classes. In order to contribute to the continuing education of early grade teachers at a private school in Curitiba/PR, this research involved the organization of a sequence of Science and Science lessons for 5th grade and the implementation of interventions using the stop motion technique in pedagogical practice. The research is characterized as interpretive applied, exploratory, with a qualitative approach to the results. The research-formation involved 5th grade teachers of the Science subjects of the regular curriculum and Science subjects of the bilingual curriculum, in addition to the Science Laboratory subject, taught by the researcher in which she also works as a teacher. Data were collected through an initial interview with Science teachers who work in the early years; observation of Science and Science classes for four months; didactic interventions in two 5th grade classes for three months, where the stop motion construction took place; and a final interview with Science and Science teachers from these same classes. The results were organized, described and interpreted based on content analysis, and showed that the experience of teaching practice can be seen as one of the ways to promote the continuing education of teachers, through practical experiences of their daily routine in the classroom, which favored both the deepening of the specificities of the objects of knowledge in Science and Science classes with the mediation of digital technologies. With the purpose of guiding other teachers in the use of stop motion, as a final product of this research, a Pedagogical Booklet was prepared containing guidelines and presenting technological resources that can be used by teachers in the production of stop motion videos, as well as examples of contents that can be approached through this technique.
Descrição: Acompanha produção técnica: Stop motion como recurso didático
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31070
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