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Título: “Como uma cura desses vazios” o ensino de artes na perspectiva do letramento étnico-racial: um olhar a partir da atuação de professores(as) de artes na cidade de Belém/PA
Título(s) alternativo(s): “As a cure for these voids” the teaching of arts from the perspective of racial ethnic-literacy: a look from the performance of art teachers in the city of Belém/PA
Autor(es): Costa, Lívia Weyl
Orientador(es): Voss, Andréa Maila Voss
Palavras-chave: Relações étnicas - Educação - Belém (PA)
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Letramento - Aspectos sociais
Racismo na educação
Ethnic relations - Education - Belém (Brazil)
Art - Study and teaching
Teachers, Training of
Literacy - Social aspects
Racism in education
Data do documento: 3-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Lívia Weyl. "Como uma cura desses vazios" o ensino de artes na perspectiva do letramento étnico-racial: um olhar a partir da atuação de professores(as) de artes na cidade de Belém/PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Compreende-se que o racismo parte da crença em uma suposta superioridade de determinado grupo humano, definido por suas características físicas e culturais, sobre outros grupos (GOMES, 2003; SILVA, 2020). No Brasil, devido à crença na democracia racial, essa prática acontece de maneira velada (GOMES, 2003; GONÇALVES, 2000) o que faz necessário pensar em ações para expor e discutir o racismo na sociedade. A cidade de Belém não é uma exceção, e apesar de a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena, partes da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), ser estabelecido por lei, professores de diversas áreas ainda enfrentam dificuldades para conseguir aplicar a temática em sala de aula (COELHO E QUADROS, 2018). Levando em consideração as experiências de letramento racial, expressas em processos que demandam repensar a raça como um instrumento de controle social, geográfico e econômico que age tanto em pessoas não brancas quanto em pessoas brancas (GUINIER, 2004; FERREIRA, 2015). E compreendendo que o ensino de artes ao mobilizar processos afetivos (BARBOSA, 1985) e gerar vivências emotivas e cognitivas (FERRAZ E FUSARI, 1993), manifestase também, como agente importante nos processos para que os alunos reflitam sobre as estruturas da sociedade e como são afetados por elas (PEIXOTO, 2001). Buscouse entender como, a partir de entrevista com cinco professores de artes da rede básica de ensino, e da lente do letramento racial, a ERER é trabalhada na cidade de Belém. A pesquisa é qualitativa, com enfoque materialista histórico-dialético, utiliza como método de coleta de dados a história de vida e como metodologia de análise de dados alguns aspectos da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, compreendeu-se que mesmo sem usar a nomenclatura, os professores propõem atividades que geram experiências de letramento, estas acontecem em diálogo com a cultura local e buscam valorizar a autoestima dos alunos não brancos. Ao mesmo tempo, o caminho para alcançar uma aplicação efetiva e coletiva da ERER ainda enfrenta uma série de desafios, o que reforça a importância de ouvir as experiências, anseios e opiniões dos docentes sobre o tema.
Abstract: It is understood that racism starts from the belief in a supposed superiority of a certain human group, defined by their physical and cultural characteristics, over other groups (GOMES, 2003; SILVA, 2020). In Brazil, due to the belief in racial democracy, this practice happens in a veiled way (GOMES, 2003; GONÇALVES, 2000) which makes it necessary to think about actions to expose and discuss racism in society. The city of Belém is no exception, and despite the mandatory teaching of Afro-Brazilian and indigenous cultures, parts of Education for Ethnic-Racial Relations (ERER), being established by law, teachers from different areas still face difficulties to being able to apply the theme in the classroom (COELHO E QUADROS, 2018). Taking into account the experiences of racial literacy, expressed in processes that demand rethinking race as an instrument of social, geographic and economic control that acts both on nonwhite people and on white people (GUINIER, 2004; FERREIRA, 2015). And understanding that the teaching of arts, when mobilizing affective processes (BARBOSA, 1985) and generating emotional and cognitive experiences (FERRAZ AND FUSERI, 1993), also manifests itself as an important agent in the processes for students to reflect on the structures of society and how they are affected by them (PEIXOTO, 2001). We sought to understand how, from an interview with five art teachers from the basic education network, and from the lens of ethnic-racial literacy, the ERER is worked on in the city of Belém. The research is qualitative, with a historical-dialectical materialist focus, using life history as a data collection method and some aspects of Bardin’s content analysis as a data analysis methodology. As a result, it was understood that even without using the nomenclature, teachers propose activities that generate literacy experiences, these happen in dialogue with the local culture and seek to value the self-esteem of non-white students. At the same time, the way to achieve an effective and collective application of the ERER still faces a series of challenges, which reinforces the importance of listening to the experiences, desires and opinions of teachers on the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30758
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