Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30758
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Lívia Weyl-
dc.date.accessioned2023-03-07T20:11:07Z-
dc.date.available2023-03-07T20:11:07Z-
dc.date.issued2022-10-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Lívia Weyl. "Como uma cura desses vazios" o ensino de artes na perspectiva do letramento étnico-racial: um olhar a partir da atuação de professores(as) de artes na cidade de Belém/PA. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30758-
dc.description.abstractIt is understood that racism starts from the belief in a supposed superiority of a certain human group, defined by their physical and cultural characteristics, over other groups (GOMES, 2003; SILVA, 2020). In Brazil, due to the belief in racial democracy, this practice happens in a veiled way (GOMES, 2003; GONÇALVES, 2000) which makes it necessary to think about actions to expose and discuss racism in society. The city of Belém is no exception, and despite the mandatory teaching of Afro-Brazilian and indigenous cultures, parts of Education for Ethnic-Racial Relations (ERER), being established by law, teachers from different areas still face difficulties to being able to apply the theme in the classroom (COELHO E QUADROS, 2018). Taking into account the experiences of racial literacy, expressed in processes that demand rethinking race as an instrument of social, geographic and economic control that acts both on nonwhite people and on white people (GUINIER, 2004; FERREIRA, 2015). And understanding that the teaching of arts, when mobilizing affective processes (BARBOSA, 1985) and generating emotional and cognitive experiences (FERRAZ AND FUSERI, 1993), also manifests itself as an important agent in the processes for students to reflect on the structures of society and how they are affected by them (PEIXOTO, 2001). We sought to understand how, from an interview with five art teachers from the basic education network, and from the lens of ethnic-racial literacy, the ERER is worked on in the city of Belém. The research is qualitative, with a historical-dialectical materialist focus, using life history as a data collection method and some aspects of Bardin’s content analysis as a data analysis methodology. As a result, it was understood that even without using the nomenclature, teachers propose activities that generate literacy experiences, these happen in dialogue with the local culture and seek to value the self-esteem of non-white students. At the same time, the way to achieve an effective and collective application of the ERER still faces a series of challenges, which reinforces the importance of listening to the experiences, desires and opinions of teachers on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectRelações étnicas - Educação - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLetramento - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRacismo na educaçãopt_BR
dc.subjectEthnic relations - Education - Belém (Brazil)pt_BR
dc.subjectArt - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectLiteracy - Social aspectspt_BR
dc.subjectRacism in educationpt_BR
dc.title“Como uma cura desses vazios” o ensino de artes na perspectiva do letramento étnico-racial: um olhar a partir da atuação de professores(as) de artes na cidade de Belém/PApt_BR
dc.title.alternative“As a cure for these voids” the teaching of arts from the perspective of racial ethnic-literacy: a look from the performance of art teachers in the city of Belém/PApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoCompreende-se que o racismo parte da crença em uma suposta superioridade de determinado grupo humano, definido por suas características físicas e culturais, sobre outros grupos (GOMES, 2003; SILVA, 2020). No Brasil, devido à crença na democracia racial, essa prática acontece de maneira velada (GOMES, 2003; GONÇALVES, 2000) o que faz necessário pensar em ações para expor e discutir o racismo na sociedade. A cidade de Belém não é uma exceção, e apesar de a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena, partes da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), ser estabelecido por lei, professores de diversas áreas ainda enfrentam dificuldades para conseguir aplicar a temática em sala de aula (COELHO E QUADROS, 2018). Levando em consideração as experiências de letramento racial, expressas em processos que demandam repensar a raça como um instrumento de controle social, geográfico e econômico que age tanto em pessoas não brancas quanto em pessoas brancas (GUINIER, 2004; FERREIRA, 2015). E compreendendo que o ensino de artes ao mobilizar processos afetivos (BARBOSA, 1985) e gerar vivências emotivas e cognitivas (FERRAZ E FUSARI, 1993), manifestase também, como agente importante nos processos para que os alunos reflitam sobre as estruturas da sociedade e como são afetados por elas (PEIXOTO, 2001). Buscouse entender como, a partir de entrevista com cinco professores de artes da rede básica de ensino, e da lente do letramento racial, a ERER é trabalhada na cidade de Belém. A pesquisa é qualitativa, com enfoque materialista histórico-dialético, utiliza como método de coleta de dados a história de vida e como metodologia de análise de dados alguns aspectos da análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, compreendeu-se que mesmo sem usar a nomenclatura, os professores propõem atividades que geram experiências de letramento, estas acontecem em diálogo com a cultura local e buscam valorizar a autoestima dos alunos não brancos. Ao mesmo tempo, o caminho para alcançar uma aplicação efetiva e coletiva da ERER ainda enfrenta uma série de desafios, o que reforça a importância de ouvir as experiências, anseios e opiniões dos docentes sobre o tema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2221-3520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7831051075444979pt_BR
dc.contributor.advisor1Voss, Andréa Maila Voss-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brito, Márcia Mariana Bittencourt-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9966-8534pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3710898379776654pt_BR
dc.contributor.referee1Kominek, Andréa Maila Voss-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893pt_BR
dc.contributor.referee2Rebechi, Cláudia Nociolini-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3072-5163pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706095230666349pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Felipe Alex Santiago-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3931-298Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4156324727497674pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoartesletramentoracial.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons