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Título: Formação continuada de professores em modelagem matemática: uma análise dos saberes docentes em práticas planejadas e implementadas
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher education in mathematical modeling: an analysis of teachers' knowledge in planned and implemented practices
Autor(es): Koga, Mariane Alves
Orientador(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Professores - Formação
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Mathematical models
Teachers, Training of
Student teaching
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 11-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: KOGA, Mariane Alves. Formação continuada de professores em modelagem matemática: uma análise dos saberes docentes em práticas planejadas e implementadas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A formação inicial não torna o professor um profissional completo para lidar com todos os desafios da profissão, a formação continuada parte do desenvolvimento profissional, podendo ao longo da carreira minimizar tais desafios. Neste cenário, a Modelagem Matemática surge enquanto uma alternativa pedagógica para que professores e estudantes possam mobilizar conhecimentos construídos ao longo das aulas de Matemática por meio de sua associação com situações não essencialmente matemáticas. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito investigar “Que saberes docentes são evidenciados na formação continuada de professores quando planejam e implementam uma prática com Modelagem Matemática?”. Para tanto, nos pautamos nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática, nos Saberes Docente e nos pressupostos de Almeida e Silva (2015) que afirmam que a formação de professores em Modelagem precisa oportunizar três eixos: aprender sobre a Modelagem Matemática; aprender por meio da Modelagem Matemática; ensinar usando a Modelagem Matemática. Com este intuito, apresentamos a descrição e análise de três atividades de Modelagem Matemática planejadas e implementadas por professores-estudantes que estavam cursando a disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva do Ensino, ministrada pela orientadora deste trabalho, de modo síncrono e remoto no primeiro semestre de 2021, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campi Londrina, na qual a pesquisadora acompanhou todo o decorrer da disciplina auxiliando quando necessário. A partir da observação, descrição e análise de cada atividade buscamos evidenciar os saberes docentes defendidos por Tardif (2014). Nossa opção metodológica se baseia nas considerações de uma pesquisa qualitativa e a análise de dados é inspirada na Análise de Conteúdo, conforme indicações de Laurence Bardin (2016). A partir das análises, evidenciamos os saberes docentes empreendidos pelos professores-estudantes no planejamento e na implementação de atividades de Modelagem Matemática. Os saberes docentes foram evidenciados mediante oito códigos, sendo eles: conteúdo matemático, conhecimento extracurricular, escolha da turma, coleta de dados, temática, cronograma, trabalho em grupo e apresentação da atividade. Tais códigos foram gerados diante do contexto em que as falas dos professores-estudantes foram evidenciadas. Após as análises é possível afirmar que a formação continuada de professores em Modelagem Matemática pautada nos três eixos, contribui para que os professores-estudantes vivenciassem experiências capazes de despertar saberes docentes que contribuam para sua formação profissional. Como produto educacional, fruto dessa pesquisa, propomos um material que possa servir de apoio para a formação de professores em Modelagem Matemática pautados nos três eixos de Almeida e Silva (2015).
Abstract: Initial training does not make the teacher a complete professional to deal with all the challenges of the profession, continuing education is part of professional development, and throughout the career it can minimize such challenges. In this scenario, Mathematical Modeling emerges as a pedagogical alternative for teachers and students to mobilize knowledge built throughout mathematics classes through its association with non-essentially mathematical situations. In this sense, the present research aimed to investigate "What teaching knowledge is evidenced in the continuing education of teachers when they plan and implement a practice with Mathematical Modeling? For this, we based ourselves on the theoretical assumptions of Mathematical Modeling, Teacher Knowledge and the assumptions of Almeida and Silva (2015) who state that teacher training in Mathematical Modeling needs to provide opportunities for three axes: learning about Mathematical Modeling; learning through Mathematical Modeling; teaching using Mathematical Modeling. With this purpose, we present the description and analysis of three Mathematical Modeling activities planned and implemented by student-teachers who were taking the subject of Mathematical Modeling in the Perspective of Teaching, taught by the supervisor of this work, synchronously and remotely in the first semester of 2021, at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Londrina campus, in which the researcher followed the entire course, helping when necessary. From the observation, description and analysis of each activity, we seek to highlight the teaching knowledge advocated by Tardif (2014). Our methodological option is based on the considerations of a qualitative research and data analysis is inspired by Content Analysis, as indicated by Laurence Bardin (2016). From the analyses, we highlight the teaching knowledge undertaken by the student-teachers in the planning and implementation of Mathematical Modeling activities. The teaching knowledge was evidenced through eight codes, namely: mathematical content, extracurricular knowledge, choice of class, data collection, theme, schedule, group work and presentation of the activity. These codes were generated according to the context in which the student-teachers' speeches were evidenced. After the analyses, it is possible to state that the continuing education of teachers in Mathematical Modeling, based on the three axes, contributed to the fact that the student-teachers had experiences that could awaken teaching knowledge that could contribute to their professional training. As an educational product, fruit of this research, we propose a material that can serve as support for teacher training in Mathematical Modeling based on the three axes of Almeida and Silva (2015).
Descrição: Acompanha: Curso de formação em modelagem matemática para professores que ensinam matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30568
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