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Título: Ensino de potenciação para o 6º ano do ensino fundamental: preparação de uma investigação baseada em design
Título(s) alternativo(s): Teaching of powering for the 6th year of elementary school: preparation of a design-based research
Autor(es): Lopes, Susana de Fátima
Orientador(es): Elias, Henrique Rizek
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental)
Pesquisa educacional
Estudos em grupo
Prática de ensino
Mathematics (Fundamental education)
Education - Research
Discussion
Student teaching
Data do documento: 8-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: LOPES, Susana de Fátima. Ensino de potenciação para o 6º ano do ensino fundamental: preparação de uma investigação baseada em design. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a etapa de preparação de uma Investigação Baseada em Design (IBD) realizada colaborativamente por um grupo de estudos e pesquisas e, em seguida, elaborar conjecturas para o ensino de Potenciação no 6º ano do Ensino Fundamental. A preparação é a primeira etapa de um ciclo de uma IBD, que envolve, além da preparação, as etapas de realização e de análise retrospectiva de uma experiência de design. Na preparação, dá-se especial atenção aos aprofundamentos teóricos a respeito do tema a ser investigado e à elaboração de uma conjetura (na dimensão do conteúdo e na dimensão didático-pedagógica) a ser testada e aperfeiçoada no decorrer da investigação. Com foco no ensino de Potenciação para o 6º ano do Ensino Fundamental, a pesquisa foi realizada no contexto dos encontros remotos do grupo Matemática Escolar: práticas, pesquisas e estudos, composto por 11 professores, vinculado à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que decidiu discutir coletivamente o ensino e a aprendizagem de Potenciação, visando a preparação de uma IBD. Os dados analisados na pesquisa foram produzidos por meio de gravação de oito encontros realizados pelo Google Meet, sendo que: (i) quatro encontros foram destinados a elaborar a conjectura na dimensão do conteúdo de Potenciação; (i i) dois encontros foram destinados a discutir tarefas para a elaboração de uma Avaliação Diagnóstica a respeito de conhecimentos que permitam/favoreçam a aprendizagem do conteúdo de Potenciação; (iii) dois encontros foram destinados a elaborar a conjectura na dimensão didático-pedagógica para o trabalho com Potenciação em sala de aula. Cada encontro foi descrito e analisado e como resultado elaboramos a conjectura que pode ser resumida da seguinte maneira: na dimensão do conteúdo, o tema Potenciação deve ser incluído no contexto mais amplo do pensamento algébrico, na medida em que a notação é parte constituinte do conceito e considerando que a generalização é uma característica importante para sua compreensão; na dimensão didático-pedagógica, o trabalho com tarefas exploratórias permite aos estudantes lidar com identificação de padrões de sequências numéricas e de generalização desses padrões, conectando-o ao (novo) conceito de Potenciação, para além de um ensino pautado pela apresentação da simbologia e explicação técnica da operação. Conclui-se também que uma abordagem de ensino que pode favorecer o trabalho com tarefas exploratórias sobre Potenciação visando o desenvolvimento do pensamento algébrico é o Ensino Exploratório, uma vez que oferece aos estudantes uma oportunidade de trabalharem com tarefas matemáticas ricas e com uma abordagem que exige a partilha de suas ideias com outros colegas e com o professor. Além das dimensões da conjectura, ao final da pesquisa foi elaborado um Produto Educacional constituído por tarefas matemáticas que compõem uma Avaliação Diagnóstica, visando oferecer ao professor (investigador) ferramentas para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes de modo que o permita seguir para as próximas etapas de realização e de análise retrospectiva de uma experiência de design envolvendo o ensino de Potenciação.
Abstract: This research aims to describe and analyze the stage of preparation of a Design-Based Research (IBD) carried out collaboratively by a group of studies and researches and then elaborate conjectures for the teaching of Potentiation in the 6th year of elementary school. Preparation is the first step in an IBD cycle, which involves, in addition to preparation, the stages of conducting and retrospective analysis of a design experience. In the preparation, special attention is paid to the theoretical deepening on the subject to be investigated and the elaboration of conjectures (one in the dimension of content and the other in the didactic - pedagogical dimension) to be tested and improved during the investigation. Focusing on teaching Powering for the 6th year of elementary school, the research was carried out in the context of the remote meetings of the School Mathematics group: practices, research and studies, composed of 11 professors, linked to the Federal Technological Unive rsity of Paraná, which decided to collectively discuss the teaching and learning of Powerup, aiming at the preparation of an IBD. The data analyzed in the research were produced by recording eight meetings conducted by Google Meet, and: (i) four meetings were intended to elaborate the conjecture in the dimension of the content of Powering, so that principles can be established about what to teach, focusing on the students' learning objectives; (ii) two meetings were intended to discuss tasks for the elaboration of a Diagnostic Assessment capable of providing information about the starting point of students of the 6th year of elementary school, in terms of the knowledge that allows/favor the learning of the content of Potentiation; (iii) two meetings were intended to elaborate the conjecture in the didactic-pedagogical dimension, so that possibilities on how to approach the theme of teaching in the classroom are indicated. Each meeting was described and analyzed and as a result we elaborated the conjectures th at can be summarized as follows: in the dimension of the content, the theme Potentiation should be included in the broader context of algebraic thought, to the extent that the notation is a constituent part of the concept and considering that generalization is an important characteristic for its understanding; in the didactic-pedagogical dimension, the work with exploratory tasks allows students to work with identification of patterns of numerical sequences and generalization of these patterns, connecting it to the (new) notion of Potentiation, avoiding a teaching based on the presentation of the symbology and technical explanation of the operation. It is also concluded that a teaching approach that can favor work with exploratory tasks on Powering aimed at the development of algebraic thinking is Exploratory Teaching, since it offers students an opportunity to work with rich mathematical tasks and with an approach that requires sharing their ideas with other colleagues and with the teacher. In addition to the conjectures, at the end of the research an Educational Product was elaborated consisting of mathematical tasks that make up a Diagnostic Assessment, aiming to offer the teacher (researcher) tools to identify the students' previous knowledge in order to allow him to proceed to the next stages of realization and retrospective analysis of a design experience involving the teaching of Powering.
Descrição: Acompanha: Avaliação diagnóstica para o conteúdo de potenciação no 6º ano do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30543
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