Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3048
Título: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de equações diferenciais ordinárias
Título(s) alternativo(s): A Potentially Meaningful Teaching Unit for the study of ordinary differential equations
Autor(es): Freire, Talita Breschiliare Piffer
Orientador(es): Borssoi, Adriana Helena
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações diferenciais
Modelos matemáticos
Mathematics - Study and teaching
Learning
Differential equations
Mathematical models
Data do documento: 1-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FREIRE, Talita Breschiliare Piffer. Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de equações diferenciais ordinárias. 2017. 187 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que objetivou propor, implementar e analisar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias no contexto de uma turma do sexto semestre de um curso de Licenciatura em Matemática. A unidade de ensino constitui o Produto Educacional vinculado à pesquisa, o qual associa o uso de recursos tecnológicos, assim como atividades de Modelagem Matemática como parte das atividades componentes do material. Assim, os referenciais teóricos deste trabalho remetem a Teoria da Aprendizagem Significativa concebida por David Ausubel, onde a proposta de Unidades de Ensino Potencialmente Significativa está alicerçada. Além disso, discute alternativas pedagógicas como a Modelagem Matemática e o uso de Tecnologia no Ensino de Matemática, em especial, na estruturação da UEPS. Os dados que compõem o corpus de análise consistem em registros produzidos pela pesquisadora e pelos alunos decorrentes da implementação da referida unidade de ensino em uma disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias. As análises dos dados fundamentam-se na metodologia qualitativa da Análise Textual Discursiva e tiveram a contribuição do software de análise qualitativa ATLAS TI 8.0 durante o processo de desmontagem dos textos e de estabelecimento de relações. Neste processo foram identificadas três categorias de análise (Modelagem Matemática, Recursos Tecnológicos e Aprendizagem Significativa) que permitiram identificar evidências sobre a Aprendizagem Significativa dos alunos e a concluir que a proposta se consolidou como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa exitora, no sentido considerado na literatura que a fundamenta.
Abstract: This dissertation is the result of a research that aimed to propose, implement and Analyze a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) for the study of Ordinary Differential Equations in the context of a sixth semester class of a Mathematics Degree course. The teaching unit is the Educational Product linked to the research, which associates the use of technological resources, as well as Mathematical Modeling activities as part of the component activities of the material. Thus, the theoretical references of this work refer to the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel, where the proposal of Potentially Meaningful Teaching Units is based. In addition, it discusses pedagogical alternatives such as Mathematical Modeling and the use of Technology in Teaching Mathematics, especially in the structure of the PMTU. The data that composes the analysis corpus consists of records produced by the researcher and the students resulting from the implementation of the referred unit of teaching in a discipline of Ordinary Differential Equations. The analysis of the data is based on the qualitative methodology of Discursive Textual Analysis and had the contribution of the qualitative analysis software ATLAS TI 8.0 during the process of disassembling the texts and establishing relations. In this process, three categories of analysis (Mathematical Modeling, Technological Resources and Meaningful Learning) were identified that allowed to identify evidences about the Meaningful Learning of the students and to conclude that the proposal was consolidated as a successfull Potentially Meaningful Teaching Unit, in the sense considered in the literature which supports it.
Descrição: Acompanha: Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo de equações diferenciais ordinárias
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3048
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Freire,Talita Breschiliare Piffer_2017.pdf6,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Freire,Talita Breschiliare Piffer_2017_1.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons