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Título: Estudo de caso da aplicação do método de análise de modo e efeito de falha potencial na indústria automotiva
Título(s) alternativo(s): Potential mode and effects analysis applied in automotive industry
Autor(es): Lima, Reinaldo Vaz de
Orientador(es): Nunez, David Lira
Palavras-chave: Indústria automobilística
Localização de falhas (Engenharia)
Engenharia Mecânica
Automobile industry and trade
Fault location (Engineering)
Mechanical engineering
Data do documento: 23-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: LIMA, Reinaldo Vaz de. Estudo de caso da aplicação do método de análise de modo e efeito de falha potencial na indústria automotiva. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.
Resumo: A indústria automotiva nacional corresponde a aproximadamente 20% do PIB dentre as indústrias de transformação e, com a crescente exigência por parte dos consumidores, o setor encontra-se com a demanda de sempre aumentar a qualidade, porém com pouco acréscimo no custo. Aliado ao baixo sucesso dos projetos realizados, as empresas buscam por formas de melhorar seus resultados financeiros no desenvolvimento de produtos e processos da organização, com foco na diminuição do risco e aumento de sua confiabilidade. Nesse contexto, um dos métodos que se destaca é a análise FMEA, cuja identificação e prevenção de potenciais falhas acontece antes de sua ocorrência, focado em prevenir anomalias, ressaltando segurança e acrescentando a satisfação do cliente. Tal ferramenta é amplamente utilizada em indústrias de diversos ramos e em várias fases do ciclo de vida dos produtos. Dessa forma, o presente trabalho trata do desenvolvimento de uma análise de projeto DFMEA aplicado a um componente de abastecimento automotivo, com o objetivo de levantar as prováveis causas de falhas potenciais, gerando planos de ação para mitigar sua ocorrência, caso esses modos de falhas ocorram. O trabalho foi desenvolvido aplicando a norma SAE J1739 como base e diversos estudos e aplicações do FMEA, inclusive trabalhos voltados para o meio automotivo e sistemas de combustível. Por fim, sugerem-se melhorias ao sistema apresentado, as quais podem ser aplicadas para aumentar a confiabilidade, para que tais componentes não sejam suscetíveis aos possíveis modos de falha identificados com maior número de severidade, ocorrência, detectabilidade e, consequentemente, os maiores números de prioridade de risco selecionados. A partir disso, é gerado e aplicado um plano de ação, cujo objetivo é mitigar os riscos das falhas. Por fim, é refeita a FMEA, encontrando o novo valor do RPN para os itens prioritários.
Abstract: National automotive industry corresponds to approximately 20% of transformation industries GDP and, with the customer growing exigence, this sector faces the demand of always increase quality, but with few implements in costs. Allied with the low success of project development, companies look for a way to improve the financial results of products and processes, focusing on risk reduction and the increase of reliability. In this context, one of the risk investigation methods that stands out is FMEA analysis, in which potential failure prediction and preventing happen before its occurrence, focused on issues preventing, highlighting the security, and adding customer satisfaction. This tool is widely used in several industrial branches and many times in products life cycle. Thus, the following work is about a design DFMEA Analysis development applied on an automotive fueling system, in which one of the objectives is to find probable causes of potential failure modes, generating action plans to mitigate its occurrence and, if the risk mode does occur, its effects. This work was developed applying SAE J1739 standard and several FMEA studies and applications, including works aimed at the automotive and fueling environment. Finally, some system improvements are suggested, which could be applied to improve the component’s reliability in sense that they are not susceptible to the probable failure modes identified with the highest number of severity, occurrence, detectability and, consequently, the highest selected risk priority numbers. From that an action plan is generated an applied, which the objective to mitigate risks and failures. Finally, the FMEA is redone, finding the new RPN values to the, previously, mainly items.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30426
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