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Título: O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Libras teaching and development of higher psychological functions through ludic in deaf and hearing people in the same school context
Autor(es): Santiago, Valkiria de Novais
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Estudantes surdos
Jogos educativos
Inclusão escolar
Lingua brasileira de sinais
Deaf students
Educational games
Mainstreaming in education
Data do documento: 9-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTIAGO, Valkiria de Novais. O ensino de Libras e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio do lúdico em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Esta tese discute o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em surdos e ouvintes por meio de Libras. As motivações a respeito da temática surgiram da necessidade de refletir sobre a inclusão de alunos surdos no ensino regular, possibilitar o atendimento a todos os estudantes em sala de aula, em função de suas especificidades, com vistas a considerar a aprendizagem e o desenvolvimento necessários para o cidadão. Sendo assim, a pesquisa objetiva analisar as contribuições de Libras por meio do lúdico no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. O escopo teórico escolhido para a pesquisa foi a Teoria Histórico-Cultural. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de natureza aplicada, pautada em trabalho de campo. Os registros coletados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativo-interpretativista. Os instrumentos empregados para coleta de registros foram fotos, observações e vídeos de situações de ensino com os sujeitos escolhidos. A pesquisa foi realizada em uma turma da Educação Básica com vinte e quatro alunos, em ensino regular, que possui uma aluna surda, junto aos vinte e três alunos ouvintes. O lócus da investigação é uma escola localizada em um município do interior do estado do Paraná–Brasil. Ao realizar uma pesquisa nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), contatouse a inexistência de trabalhos que discutiam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores por meio de Libras em surdos e ouvintes no mesmo contexto escolar. Dessa maneira, a pesquisa se justifica e se sustenta por essa ausência. Assim, a pesquisa foi realizada sobre o ensino de Libras, em que se insere o jogo Mão Dupla como instrumento mediador para a apropriação e a fixação de conteúdos de Libras aos estudantes surdos e ouvintes, ao mesmo tempo em que foi analisado o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, pois os jogos estimulam a atenção, a concentração e a memória. Como resultados, constatou-se que alunos surdos e ouvintes: a) desenvolveram as funções psicológicas superiores trabalhadas; b) compreenderam Libras como uma língua distinta e necessária para comunicação; e c) aprenderam Libras por meio de jogos como instrumentos mediadores.
Abstract: This Thesis discusses the development of higher psychological functions in deaf and hearing people through Libras. Motivations regarding the theme arose from the need to reflect on the inclusion of deaf students in regular education, enabling the attendance of all students in the classroom, according to their specificities, considering learning and development necessary for citizen. Thereunto, the research aims at analyzing contributions of Libras through ludic in development of higher psychological functions in deaf and hearing students in the same school context. Theoretical scope chosen for the research was Historical-Cultural Theory. Methodology used was action research, applied approach, based on fieldwork. Data collection was analyzed y using a qualitative-interpretative approach. Instruments used for data collection were photographs, observations, and videos of teaching situations with the chosen subjects. The research was carried out in a class of Basic Education with twenty-four students, in a regular school, which has a deaf student, along with hearing students. Locus of the research is a school located in a countryside municipality of the State of Paraná, Brazil. When conducting a search in the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) databases, it was found out the absence of studies which discussed development of higher psychological functions through Libras in deaf and hearing people in the same school context. Therefore, the research is justified and sustained by this absence. Thereby, research was conducted on teaching Libras, in which the Two-Way game is inserted as a mediating instrument for the appropriation and fixation of Libras content to deaf and hearing students, while the development of functions Higher psychological functions was analyzed, because games stimulate attention, concentration and memory. As a result, findings show that deaf and hearing students: a) developed the higher psychological functions used; b) understood Libras as a distinct and necessary language for communication; and c) learned sign language through games as a mediating instrument.
Descrição: Acompanha aprodução técnica: Mão dupla: jogo online educacional para o ensino de Libras por alunos surdos e ouvintes
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30407
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