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Título: As latentes fissuras da tríade democracia-ciência-educação pública: os desdobramentos em curso do movimento Escola "Sem" Partido
Título(s) alternativo(s): The latent cracks of the democracy-science-public education triad: the current developments of the "Nonpartisan" School movement
Autor(es): Damke, Anderleia Sotoriva
Orientador(es): Neves, Marcos Cesar Danhoni
Palavras-chave: Movimentos sociais
Movimentos antifascistas
Ciência - Estudo e ensino
Partidos políticos
Escolas públicas
Bolsonaro, Jair, 1955-
Social movements
Anti-fascist movements
Science - Study and teaching
Political parties
Public schools
Data do documento: 13-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: DAMKE, Anderleia Sotoriva. As latentes fissuras da tríade democracia-ciência-educação pública: os desdobramentos em curso do movimento Escola "Sem" Partido. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A presente pesquisa investiga o alcance do movimento Escola “Sem” Partido, considerado por seus defensores como um ‘inibidor’ da doutrinação ideológica praticada pelo professor, num senso autocrático de controle de conteúdos, métodos e ações docentes em sala de aula, numa concepção de formação domesticadora e construída ideologicamente em sentido verticalizante. Indaga-se quais relações existem entre os discursos/práticas dos Personagens centrais do governo Bolsonaro e os pressupostos teóricos que norteiam o movimento, e como tais relações podem interferir no ensino de ciências. Com o intuito de responder à questão, investigam-se tais relações e analisam-se as declarações dos Personagens que compõem o espectro bolsonarista nos Ministérios da Educação; Relações Exteriores; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e da Secretaria Especial da Cultura, com a finalidade de compreender os direcionamentos voltados à educação pública. Debruça-se sobre documentos que formalizaram o movimento, buscando compreender o seu alinhamento junto às ações dos Personagens, identificando as interferências que o ensino de ciências pode sofrer a partir do alinhamento de ideias e encaminhamentos entre os representantes que trabalham no viés dos seus desdobramentos. A pesquisa, de natureza básica, caracteriza-se pela abordagem qualitativa, com a utilização de técnicas da pesquisa descritiva, documental e bibliográfica. Como método de análise dos dados, recorre-se à Análise de Conteúdo para o desenvolvimento das Categorias, elaboradas a partir do pensamento freireano: Categoria 1: Cultura do silêncio; Categoria 2: Narrativa ideológica fatalista; e Categoria 3: Educação bancária hegemônica. Simultaneamente às etapas da pesquisa, caracterizando-se em uma segunda parte, trabalha-se com o método dedutivo, com a elaboração de um formulário direcionado aos professores da Educação Básica, Ensino Fundamental II, sobre as falas e práticas dos Personagens, utilizado junto ao aporte teórico, para análise e discussão dos dados. As discussões remetem às tentativas de sobrepor o sistema educacional com o viés da neutralidade e da pós-verdade que impera sobre o ato de pensar, fortalecendo a formação de alunos passivos, forçando-os ao negacionismo de suas próprias condições de sujeitos, em detrimento de uma formação ampla, crítica e histórica. Reitera-se que tal movimento ainda se faz presente em seus desdobramentos, que abrigam a alteridade no modelo educacional que integra o projeto de uma antiga pretensão de grupos partidários, ou seja, uma educação a-histórica, apolítica e, portanto, não emancipadora.
Abstract: The research paper investigates the scope of the movement called Nonpartisan School, considered by its defenders as an 'inhibitor' of the ideological indoctrination practiced by teachers, in an autocratic sense of control of contents, methods and teaching actions, based on the conception of a formation that is domesticating and ideologically constructed, in a verticalizing sense. Some of the questions posed refer to what relationships exist between the discourses/practices of the main Characters of Bolsonaro government and the theoretical assumptions that guide the movement, as well as how such relationships may interfere in the teaching of sciences. In order to answer the question, such relationships are investigated and the statements of the Characters that make up the Bolsonarist spectrum in the Ministries of Education; Foreign Relations; Women, Family and Human Rights; and the Special Secretariat of Culture are analyzed, so as to understand the directions regarding public education. Documents that formalized the movement are taken into consideration, with the aims to understand its alignment with the Characters’ actions and identify the interferences that science teaching can suffer from the alignment of ideas and referrals among the representatives who work in the bias of their developments. The research, of a basic nature, is characterized by a qualitative approach, with the use of descriptive, documentary and bibliographic techniques. The Content Analysis method is used for the definition of Categories, based on the Freirean thinking: Category 1: Culture of silence; Category 2: Fatalistic ideological narrative; and Category 3: Hegemonic banking education. Simultaneously, in the second part of this text, the deductive method is applied in the construction of a form, directed to teachers of Basic Education, Elementary School II, about the speeches and practices of the Characters, along with the theoretical contribution for data analysis and discussion. The discussions refer to attempts to overlap the educational system with the bias of neutrality and the post-truth that prevails over the act of thinking, thus strengthening the formation of passive students, forcing them to deny their own conditions as subjects, to the detriment of a broad, critical and historical formation. The movement is still present in its developments, which foster alterity in the educational model that integrates the project of an old pretension from party groups, that is, an a-historical, apolitical and, therefore, non-emancipatory education.
Descrição: Acompanha produção técnica: O ensino de ciências além da educação mercadológica: reflexões para ação docente
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30406
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