Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30396
Título: As concepções de impactos no contexto do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA): percepção docente e produtos da pós graduação
Título(s) alternativo(s): The conceptions of impacts in the context of the Nucleus of High Amazon Studies (NAEA): teacher perception and postgraduate products
Autor(es): Miranda, Suzanne Lais Santana
Orientador(es): Pezarico, Giovanna
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Universidades e faculdades - Pós-graduação
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento econômico - Aspectos ambientais
Comunidades - Organização para o desenvolvimento
Universidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Education - Study and teaching (Graduate)
Universities and colleges - Graduate work
Sustainable development
Economic development - Environmental aspects
Community development corporations
Data do documento: 1-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MIRANDA, Suzanne Lais Santana. As concepções de impactos no contexto do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA: percepção docente e produtos da pós graduação. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O presente estudo se origina na trajetória, nas relações e nas inter-relações que são desenvolvidas e estabelecidas no âmbito da Educação Superior: o diálogo da universidade enquanto organização e seu entorno. Embora saibamos que as agendas de estudos sobre o tema “universidade e seus diálogos” com o desenvolvimento regional não sejam necessariamente recentes, um aspecto que, de certo modo, auxiliou na construção do fio condutor do presente estudo, e os diferencia dos demais estudos anteriores, diz respeito à emergência, nas últimas décadas, de um cenário de avaliação da Educação Superior e, especialmente, o da Pós-graduação, que repercutiu na constituição de elementos como acreditação, impacto social, econômico e cultural. Diante do atual cenário de avaliação das pós graduações nacionais, abordamos a reflexão entre a categoria impacto no âmbito dos Programas de Pós-Graduação e no contexto da interação com as organizações. A problemática tem como objeto o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), concebido a partir de três pilares interdependentes que o distinguem dos demais e lhe conferem caráter singular: desenvolvimento, interdisciplinaridade e Amazônia. Como objetivo geral, esta pesquisa busca verificar e analisar a categoria “impacto na sociedade” a partir das concepções e ações desenvolvidas pelo Núcleo de Meio Ambiente (NAEA) no contexto da Pós-graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento do Trópico Úmido – PPGDSTU. Avaliamos suas interações com as organizações, considerando, também, os tensionamentos vivenciados na contemporaneidade, no bojo da Pós-graduação, com suas políticas de avaliação e orientações das agências e dos órgãos de fomento. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e de campo e, pela singularidade do objeto, considera-se um estudo de caso. Em termos de coletas de dados, estes foram prioritariamente coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de documentos institucionais, que deram subsídio para a realização da análise de conteúdo organizada em duas categorias que emanaram do campo de pesquisa: a) concepções de impacto e b) interações com organizações no bojo do desenvolvimento regional.
Abstract: The present study originates from the trajectory, relationships and interrelationships that are developed and established within the scope of Higher Education: the dialogue of the university as an organization and its surroundings. Although we know that the study agendas on university topics and their dialogues with regional development are not necessarily recent, an aspect that, in a way, helped in the construction of the guiding thread of the present study, and differentiates them from other previous studies, says regarding the emergence in the last decades of a scenario of evaluation of Higher Education and, especially, that of Graduate Studies, which had repercussions on the constitution of elements such as accreditation, social, economic and cultural impact. Faced with such a scenario, the reflection between the impact category within the scope of Graduate Programs and in the context of interaction with organizations. The problem has as its object, the Center for Higher Amazonian Studies (NAEA), conceived from three interdependent pillars that distinguish it from the others and give it a unique character: development, interdisciplinarity and Amazon. As a general objective, it seeks to verify and analyze the impact categories on society, based on the concepts and actions developed by the Environment Center - NAEA in the context of the Stricto Sensu Post-Graduation through the Post-Graduate Program in Development of the Humid Tropic - PPGDSTU. Its interactions with organizations also considering the tensions experienced in contemporary times in the midst of Graduate Studies, its evaluation policies and guidelines from agencies and funding agencies. This is a qualitative and field research. Due to the singularity of the object, it is considered a case study. In terms of data collection, they were primarily collected through semi-structured interviews and institutional documents. The analyzes were constructed through content analysis, whose a priori categories are: a) conceptions of impact and b) interactions with organizations in the midst of regional development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30396
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
concepcaoimpactoestudosamazonicos.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons