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dc.creatorMiranda, Suzanne Lais Santana-
dc.date.accessioned2023-01-20T16:14:57Z-
dc.date.available2023-01-20T16:14:57Z-
dc.date.issued2022-09-01-
dc.identifier.citationMIRANDA, Suzanne Lais Santana. As concepções de impactos no contexto do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA: percepção docente e produtos da pós graduação. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30396-
dc.description.abstractThe present study originates from the trajectory, relationships and interrelationships that are developed and established within the scope of Higher Education: the dialogue of the university as an organization and its surroundings. Although we know that the study agendas on university topics and their dialogues with regional development are not necessarily recent, an aspect that, in a way, helped in the construction of the guiding thread of the present study, and differentiates them from other previous studies, says regarding the emergence in the last decades of a scenario of evaluation of Higher Education and, especially, that of Graduate Studies, which had repercussions on the constitution of elements such as accreditation, social, economic and cultural impact. Faced with such a scenario, the reflection between the impact category within the scope of Graduate Programs and in the context of interaction with organizations. The problem has as its object, the Center for Higher Amazonian Studies (NAEA), conceived from three interdependent pillars that distinguish it from the others and give it a unique character: development, interdisciplinarity and Amazon. As a general objective, it seeks to verify and analyze the impact categories on society, based on the concepts and actions developed by the Environment Center - NAEA in the context of the Stricto Sensu Post-Graduation through the Post-Graduate Program in Development of the Humid Tropic - PPGDSTU. Its interactions with organizations also considering the tensions experienced in contemporary times in the midst of Graduate Studies, its evaluation policies and guidelines from agencies and funding agencies. This is a qualitative and field research. Due to the singularity of the object, it is considered a case study. In terms of data collection, they were primarily collected through semi-structured interviews and institutional documents. The analyzes were constructed through content analysis, whose a priori categories are: a) conceptions of impact and b) interactions with organizations in the midst of regional development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômico - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subjectComunidades - Organização para o desenvolvimentopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará. Núcleo de Altos Estudos Amazônicospt_BR
dc.subjectEducation - Study and teaching (Graduate)pt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Graduate workpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectEconomic development - Environmental aspectspt_BR
dc.subjectCommunity development corporationspt_BR
dc.titleAs concepções de impactos no contexto do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA): percepção docente e produtos da pós graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe conceptions of impacts in the context of the Nucleus of High Amazon Studies (NAEA): teacher perception and postgraduate productspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se origina na trajetória, nas relações e nas inter-relações que são desenvolvidas e estabelecidas no âmbito da Educação Superior: o diálogo da universidade enquanto organização e seu entorno. Embora saibamos que as agendas de estudos sobre o tema “universidade e seus diálogos” com o desenvolvimento regional não sejam necessariamente recentes, um aspecto que, de certo modo, auxiliou na construção do fio condutor do presente estudo, e os diferencia dos demais estudos anteriores, diz respeito à emergência, nas últimas décadas, de um cenário de avaliação da Educação Superior e, especialmente, o da Pós-graduação, que repercutiu na constituição de elementos como acreditação, impacto social, econômico e cultural. Diante do atual cenário de avaliação das pós graduações nacionais, abordamos a reflexão entre a categoria impacto no âmbito dos Programas de Pós-Graduação e no contexto da interação com as organizações. A problemática tem como objeto o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), concebido a partir de três pilares interdependentes que o distinguem dos demais e lhe conferem caráter singular: desenvolvimento, interdisciplinaridade e Amazônia. Como objetivo geral, esta pesquisa busca verificar e analisar a categoria “impacto na sociedade” a partir das concepções e ações desenvolvidas pelo Núcleo de Meio Ambiente (NAEA) no contexto da Pós-graduação Stricto Sensu, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento do Trópico Úmido – PPGDSTU. Avaliamos suas interações com as organizações, considerando, também, os tensionamentos vivenciados na contemporaneidade, no bojo da Pós-graduação, com suas políticas de avaliação e orientações das agências e dos órgãos de fomento. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa e de campo e, pela singularidade do objeto, considera-se um estudo de caso. Em termos de coletas de dados, estes foram prioritariamente coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de documentos institucionais, que deram subsídio para a realização da análise de conteúdo organizada em duas categorias que emanaram do campo de pesquisa: a) concepções de impacto e b) interações com organizações no bojo do desenvolvimento regional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288398004751299pt_BR
dc.contributor.advisor1Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee1Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5576-6685pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee2Piovezana, Leonel-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8577-319Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196195261847883pt_BR
dc.contributor.referee3Torres, Ricardo Lobato-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2439-4775pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598234169736125pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
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