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Título: Subjetividade e gestão gerencialista: a trajetória da (re) produção da subjetividade gerencialista no modo de vida de jovens profissionais da administração
Título(s) alternativo(s): Subjectivity and managerial management: the path of (re)production of subjectivity managerial in the way of life of young professionals of administration
Autor(es): Numata, Lucimara do Nascimento
Orientador(es): Tonon, Leonardo
Palavras-chave: Subjetividade
Análise crítica do discurso
Administração de empresas
Intertextualidade
Jovens - Emprego
Subjectivity
Critical discourse analysis
Industrial management
Intertextuality
Young adults - Employment
Data do documento: 30-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NUMATA, Lucimara do Nascimento. Subjetividade e gestão gerencialista: a trajetória da (re)produção da subjetividade gerencialista no modo de vida de jovens profissionais da administração. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Na sociedade contemporânea, os estudos que buscam compreender a subjetividade em sua (re)produção na vivência do sujeito nos diferentes contextos de vida se somam às pesquisas acerca da produção de um sujeito constituído com base na lógica da gestão gerencialista. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi o de investigar como os processos de subjetivação vividos nas trajetórias familiares e acadêmicas de jovens profissionais de Administração modelam seu modo de vida a partir da ideologia gerencialista. Ademais, foi possível expor as conexões, as mediações e as suas imbricações em relação a quais subjetividades são (re)produzidas e se aproximam desta ideologia. De modo específico, a partir desta temática, procedeu-se com a investigação de como família e ambiente acadêmico se configuram em máquinas de produção da subjetividade gerencialista, cujas estratégias discursivas influenciam e se somam às estratégias de sedução da ideologia gerencialista que resultam no modo de vida e na (re)produção da subjetividade de jovens profissionais da Administração. Para tanto, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na medida em que investigou e analisou aspectos subjetivos dos pesquisados, tendo como paradigma filosófico o construtivismo social, bem como a Análise de Discurso Crítica (ADC) para a mudança social. Foi baseada no estudo do documento legaldo Ministério da Educação denominado de Diretrizes Curriculares Nacionais no Parecer CNE/CES 438/2020 e na Resolução CNE/CES 5/2021 do curso Administração e na entrevista em profundidade com quatro jovens egressos desta formação. De ambos os gêneros, sendo um de uma instituição pública e três de uma instituição particular da cidade de Curitiba – Paraná. Para a coleta de dados, a estratégia de aproximação com o campo foi a observação participante. Em termos metodológicos, foi utilizada a Análise de Discurso Crítica de Fairclough como método para compreender o fenômeno social dos processos de subjetivação que reproduzem a ideologia gerencialista, tendo o discurso como um modo de ação, uma forma em que os jovens agem sobre o mundo e, especialmente, sobre os outros, como também um modo de representação de si mesmos(as). Os resultados alcançados por meio da análise das categorias analíticas da ADC a partir dos textos coletados e gerados, bem como das vozes dos sujeitos desta pesquisa, revelam a construção das identidades desses(as) jovens e o modo como foram mobilizadas e alinhadas a ideologia gerencilistatanto no seio familiar, na formação superior e, porteriormente, no mercado de trabalho. As vozes dos(as) jovens investigados(as), para com o discurso de sucesso profissional na família e na universidade, demonstram que tais instituições são elementos que modelam as subjetividades em seus modos de vida. Neste sentido, esta pesquisa contribui para que estudos organizacionais contemplem uma perspectiva crítica, tendo a ADC como uma alternativa teórico-metodológica que contribua para o exame de questões sociais do mundo contemporâneo.
Abstract: In contemporary society, studies that seek to understand subjectivity in its (re)production in the subject’s experience in different life contexts are added to research on the production of a subject constituted based on the logic of managerial management. Thus, the objective of this research was to investigate how the processes of subjectivation experienced in the family and academic trajectories of young professionals in Administration shape their way of life based on the managerial ideology. Furthermore, it was possible to expose the connections, mediations and their imbrications in relation to which subjectivities are (re)produced and approach this ideology. Specifically, from this theme, we proceeded with the investigation of how the family and the academic environment are configured as machines for the production of managerial subjectivity, whose discursive strategies influence and add to the strategies of seduction of the managerial ideology that result in the way of life and in the (re)production of the subjectivity of young professionals in the Administration. Therefore, this research is characterized as qualitative, in that it investigated and analyzed subjective aspects of the researched, having social constructivism as a philosophical paradigm, as well as Critical Discourse Analysis (CDA) for social change. It was based on the study of legal document of the Ministry of Education called National Curricular Guidelines in the Opinion CNE/CES 438/2020 and in the Resolution CNE/CES 5/2021 of the Administration course and in the in-depth interview with four young graduates of this training. Of both genders, one from a public institution and three from a private institution in the city of Curitiba – Paraná. For data collection, the strategy to approach the field was participant observation.For data collection, the strategy to approach the field was participant observation. In methodological terms, Fairclough’s Critical Discourse Analysis was used as a method to understand the social phenomenon of subjectivation processes that reproduce the gerancalist ideology, having discourse as a mode of action, a way in which young people act on the world and, especially , about others, as well as a way of representing themselves (as).The results achieved through the analysis of the analytical categories of the CDA from the texts collected and generated, as well as the voices of the subjects of this research, reveal the construction of the identities of these young people who were mobilized and aligned with the managerial ideology, both within the family, in higher education and, subsequently, in the labor market. The voices of the young people investigated towards the discourse of professional success in the family and at the university demonstrate that such institutions are elements that shape subjectivities in their way of life. In this sense, this research contributes for organizational studies to contemplate a critical perspective, having CDA as a theoretical-methodological alternative that contributes to the examination of social issues in the contemporary world.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30380
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