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Título: Uma proposta para solução de problemas com a utilização dos axiomas da geometria projetiva
Título(s) alternativo(s): A propostal to problems solutions using the axioms of projective geometry
Autor(es): Cardoso Junior, Diomedes Anderle
Orientador(es): Nascimento, Moisés Aparecido do
Palavras-chave: Geometria - Problemas, questões, exercícios
Geometria projetiva
Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Geometry - Problems, exercises,etc
Geometry, Projective
Geometry
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 17-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CARDOSO JUNIOR, Diomedes Anderle. Uma proposta para solução de problemas com a utilização dos axiomas da geometria projetiva. 2017. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
Resumo: Neste trabalho são apresentadas soluções de problemas com a utilização dos axiomas da Geometria Projetiva e um problema com solução via Teorema de Desargues, ainda conta com as demonstrações dos Teoremas de Pappus, Desargues e Pascal. Para dar embasamento a tal trabalho passamos pela análise do ensino da Geometria e pelo desenvolvimento histórico da Geometria Projetiva, ainda com a apresentação de conceitos preliminares básicos de Geometria Analı́tica e Geometria Projetiva que nortearam os axiomas que são utilizados juntamente com o uso do software gratuito Geogebra para as soluções dos problemas propostos no trabalho. Houve uma grande preocupação com o uso de uma linguagem adequada a alunos do ensino médio uma vez que a teoria fica um pouco “pesada” para o ensino básico. Ao final do trabalho há uma proposta de como pode-se fazer uma ponte entre os conceitos de Geometria Projetiva e a Geometria Analı́tica e como podem ser aplicados no ensino médio.
Abstract: This paper presents solutions to problems using axioms of projective geometry and one problem with solution via Desargues ´ Theorem. In addition, it contains demonstrations of Pappus Theorem, Desargues ¨ Theorem and Pascal´s Theorem. To support this work, we analyzed geometry instruction and the historical development of projective geometry, also presenting basic preliminary concepts of analytic geometry and projective geometry that guided the axioms that are used along with the free Geogebra software for solutions of the problems proposed in the work. There was great concern about the use of language that would be adequate for high school students, since the theory is somewhat advanced for elementary school. At the end of the paper there is a proposal for how to create a bridge between the concepts of projective geometry and analytic geometry and how these can be applied at a high school level.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3037
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