Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30343
Título: Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele
Título(s) alternativo(s): Origami and the levels of Van Hiele's geometric thinking
Autor(es): Fulan, Ligia Amaoka
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
Prática de ensino
Origami
Geometry - Study and teaching
Teachers, Training of
Student teaching
Data do documento: 13-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FULAN, Ligia Amaoka. Origami e os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: O ensino e a aprendizagem de conceitos geométricos, por vezes, não se consolida de forma eficiente, ocasionando uma lacuna destes conhecimentos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições da utilização de origamis para o ensino de geometria segundo o pensamento geométrico de Van Hiele, a partir da constituição de um espaço de formação de professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi necessário desenvolver, aplicar e analisar uma proposta de atividades estruturadas, que apresentou os conceitos geométricos por meio da construção de Origamis, vinculadas aos Níveis de Pensamento Geométrico de Van Hiele, o que caracterizou o Produto Educacional, na forma de um caderno de atividades, intitulado: (Des)dobrando a Geometria. As atividades foram organizadas de forma instigadora e atrativa, em que a cada dobra realizada, um conceito geométrico era construído e o desenvolvimento do Pensamento Geométrico provocado. As atividades ocorreram em duas fases, com sujeitos distintos; a primeira, chamada Prototipagem, ocorreu com onze alunos do curso de licenciatura de Matemática de uma Universidade pública, com o objetivo de avaliar e melhorar o produto e também validar o instrumento de coleta de dados. A segunda fase, a Oficina para Professores, envolveu sete professoras atuantes da rede pública de ensino. Para a composição desta pesquisa, foram utilizados como referencial teórico três temas principais: Formação Continuada de Professores, Pensamento Geométrico de Van Hiele e Materiais Manipuláveis. Para tanto, realizou se uma revisão das concepções teóricas: Guimarães (2009), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), Lorenzato (2015), Smole e Diniz (2016), Van Hiele (2016), Nasser e Sant’Anna (2010), dentre outros. A coleta de dados foi feita por meio de questionários estruturados no Google Forms, tendo em vista que a abordagem da pesquisa é qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa ação. A análise dos dados efetivou se utilizando a análise qualitativa analítica de Yin (2016), obedecendo as cinco fases deste processo: compilar, decompor, recompor, interpretar e concluir. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a proposta se mostrou relevante e satisfatória, dado que proporcionou um suporte ao professor na condução do ensino de Geometria, de forma palpável, estimulando e incentivando o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de forma criativa e instigadora.
Abstract: The teaching and learning of geometric concepts, sometimes, is not consolidated efficiently, causing a gap in this knowledge. Therefore, it was necessary to develop, apply and analyze a proposal of structured activities, which presented the geometric concepts through the construction of Origami linked to Van Hiele's Levels of Geometric Thinking, which characterized the Educational Product, in the form of an activity book entitled: (Un)folding Geometry. The activities were organized in an instigating and attractive way, where with each fold performed, a geometric concept was built and the development of Geometric Thought provoked. The activities took place in two phases, with different subjects, the first, called Prototyping, took place with eleven students from the Mathematics degree course at a public university, with the aim of evaluating and improving the product and also validating the data collection instrument. and the second phase, the Workshop for Teachers, involved seven teachers working in the public school system. For the composition of this research, three main themes were used as theoretical reference: Continuing Teacher Education, Van Hiele’s Geometric Thought and Manipulating Materials, for that, a review of the theoretical concepts was carried out: Guimarães (2009), Nóvoa (2002), Imbernón (2011), Lorenzato (2015), Smole and Diniz (2016), Van Hiele (2016), Nasser and Sant'Anna (2010), among others. Data collection was done through structured questionnaires in Google Forms, bearing in mind that the research approach is qualitative with technical action research procedures. Data analysis was carried out using Yin's (2016) qualitative analytical analysis, following the five phases of this process: compiling, decomposing, recomposing, interpreting and concluding. The research results showed that the proposal proved to be relevant and satisfactory, since it provided support to the teacher in conducting the teaching of Geometry, in a palpable way, stimulating and encouraging the development of Geometric Thinking in a creative and instigating way.
Descrição: Acompanha: Caderno de atividades (Des)dobrando a geometria: uma proposta de apoio para o ensino dos conceitos e desenvolvimento do pensamento geométrico, por meio da técnica do origami, segundo os níveis de pensamento geométrico de Van Hiele
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30343
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
origamipensamentogeometricovanhielle.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
origamipensamentogeometricovanhielle_produto.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons