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dc.creatorKisner, Melissa Cardoso Furtado-
dc.date.accessioned2022-12-20T19:40:21Z-
dc.date.available2022-12-20T19:40:21Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationKISNER, Melissa Cardoso Furtado. Visualização em geometria: tarefas com base na teoria dos registros da representação semiótica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30332-
dc.descriptionAcompanha: Tarefas para o desenvolvimento da visualização em geometriapt_BR
dc.description.abstractThis work presents research carried out with ten students from the second year of high school in a state school in Apucarana/PR, whose objective was to investigate aspects that proved to be relevant for the development and resolution of visualization tasks, considering the Theory of Registers of Semiotic Representation (TRRS). To carry out this investigation, a didactic sequence based on TRRS was elaborated and Didactic Engineering was used as a research methodology. The production of data took place through the written, audio-recorded and photographed production of the task’s resolution moments and observation of the teacher-researcher during the students' discussion. The analyzes indicate three aspects that proved to be relevant for the development and resolution of visualization tasks throughout the process: the connection between perceptive and operative apprehensions, which provided a special look at the lower dimensions of a figure; the use of Manipulable Materials, which favored observation, manipulation, verification and validation of figural elements; and the use of figural semiotic representation and natural language records, in which the second record favored reflection by both the student and the teacher-researcher, allowing the establishment of connections and understandings regarding the understanding of geometric concepts. Thus, the predominance of these aspects was essential for the development of visualization skills and, consequently, for learning Geometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectGeometria - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectGeometry - Problems, exercises,etcpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectVisualizationpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.titleVisualização em geometria: tarefas com base na teoria dos registros da representação semióticapt_BR
dc.title.alternativeVisualization in geometry: tasks based on the theory of registers of semiotic representationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada com dez estudantes da segunda série do ensino médio de uma escola da rede estadual de Apucarana/PR, cujo objetivo foi investigar aspectos que se mostram relevantes para o desenvolvimento e resolução das tarefas de visualização, considerando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Para realizar essa investigação, foi elaborada uma sequência didática baseada na TRRS e a Engenharia Didática foi usada como metodologia de pesquisa. A produção de dados se deu pela produção escrita, áudio-gravada e fotografada dos momentos de resolução das tarefas e observação da professora-pesquisadora durante a discussão dos estudantes. As análises indicaram três aspectos que se mostraram relevantes para o desenvolvimento e resolução das tarefas de visualização durante todo processo: a conexão entre as apreensões perceptiva e operatória, que oportunizou um olhar especial às dimensões inferiores de uma figura; o uso dos Materiais Manipuláveis, que favoreceu a observação, manipulação, verificação e validação dos elementos figurais; e a utilização dos registros de representação semiótica figural e língua natural, em que o segundo registro favoreceu a reflexão tanto por parte do aluno quanto da professora-pesquisadora, permitindo estabelecer conexões e entendimentos quanto à compreensão dos conceitos geométricos. Assim, a predominância desses aspectos foi primordial para o desenvolvimento da habilidade de visualização e, consequentemente, para a aprendizagem da Geometria.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4934-5048pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2231049324843063pt_BR
dc.contributor.advisor1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666pt_BR
dc.contributor.referee1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3067-1978pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666pt_BR
dc.contributor.referee2Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee3Barroso, Mariana Moran-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8887-8560pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703128480989350pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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