Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30326
Título: A resolução de problemas matemáticos sob diferentes perspectivas: um olhar para a resolução de problemas geométricos
Título(s) alternativo(s): Solving mathematical problems from different perspectives: a look at solving geometric problems
Autor(es): Silva, Stenio Rocha
Orientador(es): Antunes, Leandro
Palavras-chave: Lógica
Heurística
Intuição
Geometria - Problemas, questões, exercícios
Logic
Heuristic
Intuition
Geometry - Problems, exercises, etc
Data do documento: 21-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SILVA, Stenio Rocha. A resolução de problemas matemáticos sob diferentes perspectivas: um olhar para a resolução de problemas geométricos. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é buscar estratégias, metodologias, técnicas, entre outros elementos, visando o ensino e aprendizagem através da resolução de problemas geométricos. A revisão bibliográfica orientou-se no trabalho de matemáticos envolvidos diretamente com a resolução de problemas e que participaram e contribuíram em Círculos Matemáticos ou Olimpíadas de Matemática, resgatando suas experiências e experimentos. A pesquisa apresentou uma resolução de problemas recheada de técnicas lógicas e pontuadas pelo rigor matemático, por um lado, mas revelou forte contribuição de estratégias psicológicas, atitudes mentais, intuitivas e inventivas. Propõe-se um conjunto de atividades como ferramenta inicial no sentido de que professores descubram e incentivem seus alunos a encontrarem seus potenciais mentais para resolução de problemas.
Abstract: The objective of this work is to look for strategies, methodologies, techniques, among other elements, aiming at teaching and learning through the resolution of geometric problems. The literature review was guided by the work of mathematicians directly involved with problem sol ving and who participated and contributed in Mathematical Circles or Mathematics Olympiads, rescuing their experiences and experiments. The research presented a problem solving filled with logical techniques and punctuated by mathematical rigor, on the one hand, but revealed a strong contribution of psychological strategies, mental attitudes, intuitive and inventive. A set of activities are proposed as an initial tool for teachers to discover and encourage their students to find their mental potential for problem solving.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30326
Aparece nas coleções:TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaoproblemasdiferentesperspectivas.pdf449,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons