Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30318
Título: Análise de uma proposta para o ensino de contabilidade básica utilizando o jogo de tabuleiro Contador_Jr
Título(s) alternativo(s): Analysis of a proposal for teaching basic accounting using the board game Contador_Jr
Autor(es): Andrade, Alecsandro Michael de
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Jogos educativos
Jogos de tabuleiro
Contabilidade - Estudo e ensino
Active learning
Educational games
Board games
Accounting - Study and teaching
Data do documento: 12-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ANDRADE, Alecsandro Michael de. Análise de uma proposta para o ensino de contabilidade básica utilizando o jogo de tabuleiro Contador_Jr. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A experiência em sala de aula e as observações mostram que as aulas expositivas não são mais suficientes para contribuir com o ensino de Contabilidade. Uma das possibilidades é a utilização de jogos de tabuleiro como ferramenta para auxiliar este processo. Para isto, deve-se superar os métodos tradicionais de ensino e buscar maneiras para engajar e mobilizar os alunos nas atividades educacionais, criando um ambiente cada dia melhor. Além disto, as metodologias ativas são um dos caminhos possíveis para estimular o interesse dos alunos pelo processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições da utilização do jogo de tabuleiro Contador_Jr para o ensino de Contabilidade básica. Para subsidiar a análise dos dados foram tratados os seguintes aspectos: metodologia ativa, jogos na educação, jogo de tabuleiro e Contabilidade. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo interpretativo e para a análise dos dados foi utilizada a análise qualitativa analítica. Os resultados obtidos apontam que as metodologias ativas são formas diferenciadas de aprendizado e determinante para que professores tenham um maior engajamento, ampliando o desenvolvimento e o protagonismo do aluno por meio da participação ativa em suas aulas e que o jogo de tabuleiro Contador_Jr tem como principal característica uma alternativa viável para auxiliar no ensino e construção do conhecimento dos conceitos e técnicas da Contabilidade de forma desafiadora, porém aplicável, simples, fácil, divertida, dinâmica e prática. Logo, pode-se inferir que a utilização do jogo de tabuleiro Contador_Jr tem possibilidades de ser utilizado em contexto de ensino de Contabilidade básica contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos.
Abstract: Classroom experience and observations show that lectures are no longer sufficient to contribute to the teaching of accounting. One of the possibilities is the use of board games as a tool to help this process. For this, one must overcome traditional teaching methods and seek ways to engage and mobilize students in educational activities, creating a better environment every day. In addition, active methodologies are one of the possible ways to stimulate students' interest in the teaching and learning process. The objective of this work is to analyze the contributions of the use of the board game Contador_Jr to the teaching of basic accounting. To support the data analysis, the following aspects were treated: active methodology, games in education, board game and accounting. The methodology used is of an interpretative qualitative nature and for the analysis of the data, the qualitative analytical analysis was used. The results obtained indicate that active methodologies are different forms of learning and determinant for teachers to have greater engagement, expanding student development and protagonism through active participation in their classes and that the Contador_Jr board game has as its main feature a viable alternative to assist in teaching and building knowledge of accounting concepts and techniques in a challenging, but applicable, simple, easy, fun, dynamic and practical way. Therefore, it can be inferred that the use of the board game Contador_Jr has possibilities of being used in the context of teaching basic accounting, contributing to the teaching and learning process of teachers and students.
Descrição: Acompanha: Contador_Jr: um jogo para aprender contabilidade brincando
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30318
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogotabuleirocontadorjr.pdf4,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogotabuleirocontadorjr_produto.pdf5,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons