Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30311
Título: A Base Nacional Comum Curricular e o processo de adequação curricular da educação física para o ensino fundamental I: problemáticas, possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): The Common National Curriculum Base - BNCC and the process of curriculum suitability for physical education for elementary education I: problems, possibilities and challenges
Autor(es): Alvarenga, Aline Fernandes
Orientador(es): Guerrini, Daniel
Palavras-chave: Educação física
Currículos
Educação - Aspectos sociais
Base Nacional Comum Curricular
Physical education and training
Education - Curricula
Education - Social aspects
Data do documento: 9-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ALVARENGA, Aline Fernandes. A Base Nacional Comum Curricular e o processo de adequação curricular da educação física para o ensino fundamental I: problemáticas, possibilidades e desafios. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Esta pesquisa propôs-se a estudar o processo de adequação curricular da Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Ibiporã - PR, de acordo com os pressupostos norteadores estabelecidos na BNCC. Para o referido estudo estabeleceu-se a seguinte problemática: Quais são os principais impactos e problemáticas enfrentados no processo de adequação da proposta curricular de Educação Física após a implantação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC na Rede Municipal de Ensino de Ibiporã? O objetivo geral foi investigar as implicações da implantação da BNCC no que se refere a reestruturação da proposta curricular de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã. Especificamente a pesquisa se propôs a: discutir o contexto educacional; compreender os pressupostos e propostas inerentes a BNCC; verificar como a adequação dos currículos escolares pós-implantação da BNCC afetou os professores atuantes; discutir as possibilidades e desafios em tornar essa implementação da BNCC significativa para a atuação docente e para o ensino da Educação Física; e como proposta de produto educacional, implementar um curso de extensão que socializasse os conhecimentos sobre os princípios da BNCC. Trata-se de uma investigação qualitativa em ensino, de caráter exploratório e explicativo, que utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados, com questões abertas e fechadas que versavam sobre a temática proposta e visavam analisar e estudar o recorte empírico selecionado para a pesquisa. Participaram do estudo 7 professores da rede municipal. Os resultados evidenciados na pesquisa sinalizaram que parte da amostragem se absteve de um posicionamento crítico (positivo ou negativo) em relação a temática abordada e evidenciou-se uma concepção equivocada sobre a finalidade da BNCC. Mediante os resultados apresentados, o processo de readequação do currículo no campo de pesquisa estudado, gerou um desconforto pois, alguns professores não se sentiam parte deste processo de construção. Assim como, evidenciou-se que as alterações implementadas não atendiam as especificidades da Rede Municipal de Ensino. O curso de extensão proposto como produto educacional para essa investigação foi relevante e atendeu as necessidades de socialização dos conhecimentos inerentes à BNCC, os resultados apresentados pelos professores que realizaram o curso foram satisfatórios. Sobre a problemática em estudo, a adequação dos currículos da Educação Física conforme os pressupostos da BNCC, verificou-se que estão relacionadas: a falta de conhecimento sobre a legislação e políticas públicas vigentes, a verticalização no processo de adequação dos currículos escolares e a dificuldade de envolver o professor atuante criticamente nas discussões. Sobre as possibilidades, elas implicam na necessidade de rever as ações e mediar a estruturação do ensino de forma que haja uma gestão colaborativa e democrática. Os desafios ainda são grandes e parte de uma constante aprendizagem que requer estudo e dedicação, sobretudo, tais desafios só serão superados à medida que gestores e professores atuantes estejam igualmente engajados e envolvidos na adequação curricular.
Abstract: This research aimed to study the process of curricular adaptation of Physical Education in the Municipal Education Network of Ibiporã - PR, according to the guiding assumptions established in the BNCC. For the aforementioned study, the following problem was established: What are the main impacts and problems faced in the process of adapting the Physical Education curriculum proposal after the implementation of the National Common Curricular Base – BNCC in the Municipal Education Network of Ibiporã? The general objective was to investigate the implications of the implementation of the BNCC with regard to the restructuring of the Physical Education curricular proposal of the Municipal Education Network of Ibiporã. Specifically, the research proposed to: discuss the educational context; understand the assumptions and proposals inherent in the BNCC; to verify how the adequacy of school curricula after the implementation of the BNCC affected the working teachers; discuss the possibilities and challenges in making this implementation of the BNCC meaningful for the teaching practice and for teaching Physical Education; and as a proposal for an educational product, implement an extension course that would share knowledge about the principles of the BNCC. This is a qualitative investigation in teaching, with an exploratory and explanatory character, which used a questionnaire as a data collection instrument, with open and closed questions that dealt with the proposed theme and aimed to analyze and study the empirical approach selected for the research. Seven teachers from the municipal network participated in the study. The results evidenced in the research signaled that part of the sample refrained from a critical position (positive or negative) in relation to the approached theme and a mistaken conception about the purpose of the BNCC was evidenced. Based on the results presented, the process of readjusting the curriculum in the studied field of research generated discomfort, as some teachers did not feel part of this construction process. Likewise, it became clear that the changes implemented did not meet the specificities of the Municipal Education Network. The extension course proposed as an educational product for this investigation was relevant and met the needs of socialization of knowledge inherent in the BNCC, the results presented by the professors who took the course were satisfactory. Regarding the problem under study, the adequacy of Physical Education curricula according to the assumptions of the BNCC, it was verified that they are related: the lack of knowledge about current legislation and public policies, the verticalization in the process of adapting school curricula and the difficulty to involve the acting teacher critically in the discussions. About the possibilities, they imply the need to review the actions and mediate the structuring of teaching so that there is a collaborative and democratic management. The challenges are still great and part of a constant learning that requires study and dedication, above all, such challenges will only be overcome as administrators and active teachers are equally engaged and involved in curricular adequacy.
Descrição: Acompanha: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a adequação curricular da educação física: o curso de extensão
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30311
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoeducacaofisicabncc.pdf14,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoeducacaofisicabncc_produto.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons