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Título: Falas docentes: a constituição socioemocional em contexto universitário
Título(s) alternativo(s): Teachers' speaks: the socioemotional constitution in a university context
Autor(es): Paula, Marcos Cristovam Lopes de
Orientador(es): Santos, Márcia Andréa dos
Palavras-chave: Professores - Formação
Análise linguística
Linguagem e emoções
Teachers, Training of
Linguistic analysis (Linguistics)
Language and emotions
Data do documento: 29-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PAULA, Marcos Cristovam Lopes de. Falas docentes: a constituição socioemocional em contexto universitário. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este trabalho propõe o estudo da relação existente entre a objetividade e a subjetividade, em contexto universitário – em especial no ambiente de trabalho docente – mediada pela linguagem. Esta pesquisa pretende investigar o que os professores do ensino superior têm a dizer a respeito de sua gestão (ou não) de situações de tensão emocional no contexto de trabalho docente. O intuito é conhecer as representações do professor sobre o seu trabalho e saber se, mesmo inconscientemente, os docentes desenvolvem alguma estratégia para proteção de suas emoções. Considera-se a relevância deste estudo, pois trata de questões ainda pouco exploradas (referentes à educação socioemocional em contexto universitário). A base conceitual desta pesquisa são as teorias sociológicas e filosóficas relacionadas à educação, ao trabalho e à linguagem. Os principais fundamentos teóricos são os legados de Bakhtin (2016) e Vigotski (2008), em que se compreende que a língua é eminentemente social, dialógica e intimamente relacionada à subjetivação e à formação do pensamento. De cunho qualitativo, ao entrevistar professores de cursos de Licenciatura de uma universidade pública no estado do Paraná, esta pesquisa revela aspectos como: questões culturais que envolvem a docência; a relação do professor com o seu trabalho; a materialidade linguística das emoções no trabalho docente; e a gestão da emoção, por parte dos professores. Além disso, como um achado, esta dissertação identificou suportes importantes para que o docente possa superar (ou mesmo evitar) eventuais focos de tensão relacionados ao ambiente de trabalho. Os resultados desta pesquisa evidenciam que: os docentes apresentam sentimentos contraditórios em relação ao seu ambiente de trabalho; cada um utiliza alguma estratégia de gestão das emoções – ainda que empiricamente – sendo que algumas dessas estratégias coincidem, em certo sentido, com técnicas propostas por Cury (2013); e que, de maneira geral, os professores procuram trabalhar essas questões com os alunos da licenciatura, ainda que de forma limitada. Finalmente, conclui-se que a linguagem apresenta um papel fundamental nas questões que envolvem as emoções – tanto na produção de pensamentos e emoções, quanto em sua expressão/materialização, como também para a viabilização da gestão das emoções, o que seria impossível sem sua materialização linguística.
Abstract: This paper proposes the study of the relationship between objectivity and subjectivity, in a university context – especially in the teaching work environment – mediated by language. This research intends to investigate what professors can say about their management (or not) of emotional tension situations in the context of teaching work. The intention is to know the professor's representations about their work and to know whether, even unconsciously, the educators develop some strategy to protect their emotions. The relevance of this study is considered, as it raises issues that have yet to be explored (regarding socioemotional education in a university context). The conceptual basis of this research is the sociological and philosophical theories related to “education”, “work” and “language”. The main theoretical foundations are the legacies of Bakhtin (2016) and Vygotsky (2008), in which we may understand that language is eminently social, dialogic, and closely related to subjectivation and thoughts building. It was driven through a qualitative feature and, by interviewing professors of teacher shaping courses at a public university in the state of Paraná (Brazil), this research reveals the following aspects: cultural issues involving teaching; the professor's relationship with their work; the linguistic materiality of emotions in teaching work; and the management of emotions by professors. In addition, as a finding, this dissertation identified essential supports for the professors to overcome (or even avoid) possible sources of tension related to the work environment. The results of this research show that: the professors have contradictory feelings concerning their work environment; each one of them uses some emotion management strategy – albeit empirically – and some of these strategies coincide, in a sense, with techniques proposed by Cury (2013); and that the professors, in general, try to work on these issues with undergraduate students of teacher-shaping courses, though in a limited way. Finally, we conclude that language plays a fundamental role in issues involving emotions – both in the production of thoughts and emotions, as well as in their expression/materialization, as well as in enabling the management of emotions, which would be impossible without its linguistic materialization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30310
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