Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3029
Título: Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de empreendedorismo e suas contribuições
Autor(es): Silva, Flávia Maria da
Orientador(es): Oliveira, Jair de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Didática
Prática de ensino
Entrepreneurship
Didatics
Student teaching
Data do documento: 26-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Flávia Maria da. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de empreendedorismo e suas contribuições. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de empreendedorismo na escolarização de estudantes do ensino fundamental. O objetivo do estudo é analisar o processo de elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática que aborde o tema Empreendedorismo, e permita o ensino de empreendedorismo e desenvolvimento de comportamento empreendedor em estudantes do ensino fundamental. Estes estudantes apresentam uma carência de atividades que estimulem comportamento empreendedor, requisito importante para a sobrevivência tanto na vida como no competitivo mundo do trabalho atual. Os objetivos operacionais desta pesquisa foram: compreender o processo empreendedor em sua abordagem comportamental, e contribuir para a construção do comportamento empreendedor na formação de alunos brasileiros, analisar as variáveis da validade do produto educacional sequência didática, desenvolvido para o Mestrado Profissional. As bases teóricas desta pesquisa se constituíram nas abordagens do empreendedorismo, na importância do lúdico no processo de aprendizagem e fundamentação da sequência didática. Utilizou-se como estratégia de pesquisa a pesquisa-ação que permite ao pesquisador atuar diretamente na melhoria proposta pela pesquisa Para coleta de dados utilizou-se questionários abertos com alunos do Colégio Estadual Durval Ramos Filho, da cidade de Andirá - PR. Os resultados obtidos por meio da pesquisa qualitativa demonstraram que o produto representa uma possibilidade de desenvolvimento de comportamento empreendedor, contudo precisa ser associado a uma educação empreendedora de fato, pois isoladamente a sequência didática não logrará o êxito na formação de empreendedores.
Abstract: This research deals with the construction and application of a didactic sequence for entrepreneurship education in the school of elementary school students. The objective of the study is to analyze the process of elaboration, implementation and evaluation of a teaching sequence that address the topic Entrepreneurship, and allow entrepreneurship education and development of entrepreneurial behavior in elementary school students. These students have a lack of activities that encourage entrepreneurial behavior, an important requirement for survival in life and in the competitive world of current job. The operational objectives of this research were: to understand the entrepreneurial process in its behavioral approach, and contribute to the construction of entrepreneurial behavior in the formation of Brazilian students, analyze the variables of the validity of educational teaching sequence product developed for the Professional Master. The theoretical basis of this research consisted in the approaches of entrepreneurship, the importance of playfulness in the learning process and rationale of the didactic sequence. It was used as a research strategy to action research that allows researchers to work directly in the improvement proposed by the research for data collection was used questionnaires open to students of State College Durval Ramos Filho, the city of Andirá - PR. The results obtained through qualitative research demonstrated that the product is a possibility of entrepreneurial behavior development, but must be associated with an entrepreneurial education in fact, because the teaching sequence alone will achieve no success in training entrepreneurs.
Descrição: Acompanha: Sequência didática: fábrica de pipas: o uso de dinâmicas/jogos cooperativos no ensino de empreendedorismo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3029
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Silva, Flávia Maria da_2016.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Silva, Flávia Maria da_2016_1.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons