Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260
Título: A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
Título(s) alternativo(s): The active design thinking methodology in the continuing education of education professionals
Autor(es): Trindade, Rosana Cardoso
Orientador(es): Silva, Armando Paulo da
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Ensino - Metodologia
Educadores - Formação
Educação permanente
Active learning
Teaching - Methodology
Educators, Training of
Continuing education
Data do documento: 16-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: TRINDADE, Rosana Cardoso. A metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições da Metodologia Ativa Design Thinking (MADT) para a formação continuada de profissionais da educação (coordenadores, gestores, supervisores e professores). Para tanto, foi necessário abordar algumas considerações sobre a formação continuada de profissionais da Educação na contemporaneidade, que visasse a prática reflexiva como contribuição para uma mudança da prática pedagógica, incluindo ativamente as Metodologias Ativas (MA), especialmente a MADT. Compreende-se por metodologia o processo de sistematizar ações para alcançar um resultado. O Design Thinking pode ser considerado uma metodologia ativa, pois atua com um processo criativo, colaborativo e experiencial, enquanto permite que o profissional da educação participe ativamente na construção de resultados. A metodologia utilizada para esta pesquisa se filia à análise qualitativa analítica que possibilita compreender os dados coletados por meio de cinco fases: compilação, decomposição, recomposição, interpretação e conclusão. Os resultados indicaram importantes contribuições da MADT no processo de formação continuada dos profissionais da educação como às aptidões adquiridas e mudanças de paradigmas reveladas pelos participantes. Conclui-se que, a Oficina de MADT na modalidade remota e síncrona, com a participação de diversos especialistas na área da educação, permitiu verificar que o desenvolvimento das etapas (definir, interpretar, idear, prototipar e visualizar) da MADT na formação contribuiu para o desenvolvimento da empatia, da resolução de problemas e criatividade, mas, principalmente, deixou vestígios de uma contribuição considerável para ampliar as reflexões acerca de uma práxis inovadora frente aos desafios educacionais mas, ainda assim, algumas lacunas em relação ao enfrentamento do novo precisamser discutidas, apoiadas e validadas.
Abstract: This research aims to investigate the contributions of the Active Design Thinking Methodology (ADM) for the continuing education of education professionals (coordinators, gets, supervisors and teachers). To do so, it was necessary to approach some considerations about the continuing education of education professionals in contemporaneity, which aimed at the reflective practice as a contribution to a change in pedagogical practice, actively including the Active Methodologies (AM), especially the MADT. Methodology is understood as the process of systematizing actions to achieve a result. Design Thinking can be considered an active methodology, because it works with a creative, collaborative, and experiential process, while allowing the educational professional to actively participate in the construction of results. The methodology used for this research is affiliated to qualitative analytical analysis that enables the understanding of the data collected through five phases: compilation, decomposition, recomposition, interpretation, and conclusion. The results indicated important contributions of MADT in the continuing education process of education professionals, such as the skills acquired, and the paradigm changes revealed by the participants. Even though, the continuing education of education professionals through MADT left traces of a considerable contribution to expand the reflections about an innovative praxis facing the educational challenges, some gaps in relation to facing the new in relation to the implementation of Design Thinking as an Active Methodology need to be discussed, supported, and validated. We conclude that, the observation of the participants of the MADT Workshop in remote and synchronous modality, with the participation of several experts in the field of education, allowed us to verify that the development of the stages (define, interpret, ideate, prototype and visualize) of MADT in the training contributed to the development of empathy problem and creativity, but, mainly, left traces of a considerable contribution to broaden the reflections about an innovative praxis facing educational challenges, but, even so, some gaps in relation to facing the new need to be discussed, supported, and validated.
Descrição: Acompanha: Oficina de metodologia ativa design thinking na formação continuada de profissionais da educação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30260
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaativadesignthinking.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
metodologiaativadesignthinking_produto.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons