Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30252
Título: Em direção à matematização em atividades de modelagem matemática: intervenções mediadas pela avaliação em fases
Título(s) alternativo(s): Towards mathematization in mathematical modeling activities: interventions mediated by assessment in phases
Autor(es): Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
Dalto, Jader Otavio
Palavras-chave: Modelos matemáticos
Matemática - Estudo e ensino
Avaliação educacional
Ensino via Web
Mathematical models
Mathematics - Study and teaching
Education - Evaluation
Web-based instruction
Data do documento: 2021
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; BORSSOI, Adriana Helena; DALTO, Jader Otavio. Em direção à matematização em atividades de modelagem matemática: intervenções mediadas pela avaliação em fases. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.10, n. 23, p. 237-262, set.-dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6689. Acesso em: 05 dez. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como ocorre matematização em um processo de avaliação em fases em Modelagem Matemática? Com esse propósito, pautamo-nos em aportes teóricos da Modelagem Matemática, como uma possibilidade de abarcar conteúdos matemáticos, focando na matematização bem como em pesquisas que versam sobre avaliação em modelagem. Consideramos a avaliação em fases como um subsídio para regular a matematização realizada por um grupo de alunos numa disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de cursos de Engenharia de uma universidade federal do Paraná. A análise qualitativa, inspirada na Research Design, revelou que o acompanhamento possibilitado pela avaliação em fases permitiu diagnosticar que a matematização, em alguns momentos, foi orientada pelos professores e outras vezes foi requerida de forma imperativa pelos professores. As intervenções e diálogos nas diferentes fases da avaliação permitiu diagnosticar que os alunos não estavam conseguindo vincular a matemática estudada na disciplina de Cálculo com a matemática necessária para descrever o problema. Palavras-chave: Ensino remoto. Atividades de modelagem matemática. Avaliação formativa. Cálculo Diferencial e Integral.
Abstract: This paper aims to investigate the following question: How does mathematization occur in a phased assessment process in Mathematical Modeling? With this purpose, we base ourselves on theoretical contributions of Mathematical Modeling as a possibility to embrace mathematical content, focusing on mathematization as well as on research that deal with assessment in mathematical modeling. We consider assessment in phases as a subsidy to regulate the mathematization performed by a group of students in a Differential and Integral Calculus course in Engineering at a federal university in Paraná State, Brazil. The qualitative analysis, inspired by Research Design, revealed that the follow-up made possible by the assessment in phases allowed us to diagnose that mathematization, at some times, was guided by the teachers and, at other times, it was imperatively required by the teachers. The interventions and dialogues in the different phases of the assessment allowed us to diagnose that the students were not managing to link the mathematics studied in the Calculus course with the mathematics needed to describe the problem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30252
ISSN: 2238-5800
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaavaliacaofases.pdf576,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons