Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
dc.creatorDalto, Jader Otavio-
dc.date.accessioned2022-12-05T21:06:43Z-
dc.date.available2022-12-05T21:06:43Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Karina Alessandra Pessoa da; BORSSOI, Adriana Helena; DALTO, Jader Otavio. Em direção à matematização em atividades de modelagem matemática: intervenções mediadas pela avaliação em fases. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.10, n. 23, p. 237-262, set.-dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6689. Acesso em: 05 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2238-5800pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30252-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the following question: How does mathematization occur in a phased assessment process in Mathematical Modeling? With this purpose, we base ourselves on theoretical contributions of Mathematical Modeling as a possibility to embrace mathematical content, focusing on mathematization as well as on research that deal with assessment in mathematical modeling. We consider assessment in phases as a subsidy to regulate the mathematization performed by a group of students in a Differential and Integral Calculus course in Engineering at a federal university in Paraná State, Brazil. The qualitative analysis, inspired by Research Design, revealed that the follow-up made possible by the assessment in phases allowed us to diagnose that mathematization, at some times, was guided by the teachers and, at other times, it was imperatively required by the teachers. The interventions and dialogues in the different phases of the assessment allowed us to diagnose that the students were not managing to link the mathematics studied in the Calculus course with the mathematics needed to describe the problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Paranaense de Educação Matemáticapt_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6689pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.titleEm direção à matematização em atividades de modelagem matemática: intervenções mediadas pela avaliação em fasespt_BR
dc.title.alternativeTowards mathematization in mathematical modeling activities: interventions mediated by assessment in phasespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como ocorre matematização em um processo de avaliação em fases em Modelagem Matemática? Com esse propósito, pautamo-nos em aportes teóricos da Modelagem Matemática, como uma possibilidade de abarcar conteúdos matemáticos, focando na matematização bem como em pesquisas que versam sobre avaliação em modelagem. Consideramos a avaliação em fases como um subsídio para regular a matematização realizada por um grupo de alunos numa disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de cursos de Engenharia de uma universidade federal do Paraná. A análise qualitativa, inspirada na Research Design, revelou que o acompanhamento possibilitado pela avaliação em fases permitiu diagnosticar que a matematização, em alguns momentos, foi orientada pelos professores e outras vezes foi requerida de forma imperativa pelos professores. As intervenções e diálogos nas diferentes fases da avaliação permitiu diagnosticar que os alunos não estavam conseguindo vincular a matemática estudada na disciplina de Cálculo com a matemática necessária para descrever o problema. Palavras-chave: Ensino remoto. Atividades de modelagem matemática. Avaliação formativa. Cálculo Diferencial e Integral.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.23.237-262pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue23pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemmatematicaavaliacaofases.pdf576,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons