Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245
Título: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
Título(s) alternativo(s): Archeological images as a possibility of interdisciplinary teaching: the case study of Pedra do Ingá
Autor(es): Oliveira, Patricia Silva de
Orientador(es): Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de
Palavras-chave: Artes
Arqueologia
Etnociência
Petróglifos
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Arts
Archaeology
Ethnoscience
Petroglyphs
Interdisciplinary approach to knowledge
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Patricia Silva de. Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: A presente pesquisa possui como temática a “Pedra do Ingá” e, partindo dessa temática, apresentamos uma proposta de trabalho interdisciplinar. O objeto dessa pesquisa é o ensino através de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá e o problema de pesquisa foi: de que forma é possível estabelecer uma ligação entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência através das imagens arqueológicas da Pedra do Ingá em espaços formais e não formais de educação? O objetivo geral apresentado foi: desenvolver uma proposta de ensino interdisciplinar a partir de imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. Os objetivos específicos são: estabelecer relações interdisciplinares entre Artes Visuais, Arqueologia e Etnociência; apresentar uma proposta de ensino para ser desenvolvida em espaços formais e não formais de educação e promover uma discussão sobre a arqueologia da Pedra do Ingá com os participantes da pesquisa relacionando aspectos históricos e socioculturais para a comunidade na qual os participantes da pesquisa estão inseridos. Os principais autores que embasam o referencial teórico desse trabalho são: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) e Costella (2002). A metodologia da pesquisa foi a da autora Minayo (2016), que divide a pesquisa em três etapas: a fase exploratória, trabalho de campo; tratamento e análise do material. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e os trabalhos artísticos realizados pelos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa vinte e seis adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que são estudantes da educação básica de escolas públicas e privadas de Campina Grande-PB. O produto educacional da pesquisa é o “Caderno Educacional”, neste apresentamos uma proposta de ensino interdisciplinar para se trabalhar as imagens arqueológicas da Pedra do Ingá. A pesquisa constatou que ainda há muita necessidade de se trabalhar as imagens arqueológicas através de um ensino interdisciplinar.
Abstract: The present research has as its thene the “Pedra di Ingá” and, based on this theme, we present a proposal for an interdisciplinary work. The object of this reseatch is teaching though archaeological images of Pedra do Ingá and the research problem was: how is it possible to establish a link between Visual Arts, Archeology and Ethnoscience through the archaelogical images of Pedra do Ingá in formal and non-formal spaces? Formal education? The general objective presentd was: to develop an interdisciplinary teachin proposal based on archaeological images of Pedra do Ingá. The specific objectives are: to establish interdisciplinary relationships beween Visual Arts, Archeology and Ethnoscience; present a teching proposal to be developed in formal and non-formal spaces of education and promote a discussion about the archeology of Pedra do Ingá with the research participants relating historical and sociocultural aspects the community in which the research participants are inserted. The main authors that support the theoretical framework of this work are: Santos (2015), Brito (2017), Jacobucci (2008) and Costella (2002). The research methodology was of the author Minayo (2016), who divides the research into three stages: the exploratory phase, fieldwork; treatment and analysis of the material. The data collection instruments were questionnaires and the artistics works performed by research participants. Twenty-six adolescents aged between 12 and 17 yers old who students of basic education in public and private schools in Campina Grande-PB participated in the research. The educational product of the research is the “Educational Notebook”, in which we present an interdisciplinary teaching proposol to work with the archaeological image of Pedra do Ingá. The research found that there is still much reed to work with archaeological images through interdisciplinary teaching.
Descrição: Acompanha produção técnica: Caderno educacional: Imagens arqueológicas como possibilidade de ensino interdisciplinar: o estudo de caso da Pedra do Ingá
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30245
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
imagensarqueologicasensinointerdisciplinar.pdf12,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
imagensarqueologicasensinointerdisciplinar_produto.pdf7,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons