Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30216
Título: Análise de porosidade: estudo de caso sobre uma tampa de cabeçote
Título(s) alternativo(s): Porosity analysis: case study on a head cover
Autor(es): Camargo, Álida Klimiont
Orientador(es): Verástegui, Roger Navarro
Palavras-chave: Alumínio - Metalurgia
Porosidade
Fundição
Metais
Aluminum - Metallurgy
Porosity
Founding
Metals
Data do documento: 1-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAMARGO, Álida Klimiont. Análise de porosidade: estudo de caso sobre uma tampa de cabeçote. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Devido ao uso recorrente do alumínio na fundição e em componentes automotivos, se faz necessário uma análise de seus defeitos. Um dos defeitos mais comuns é a porosidade. Seja por gás retido ou por contração, a porosidade é um problema que afeta a funcionalidade da peça. O objetivo desse trabalho é através dos ensaios de Raio X, Metalografia e Espectrometria chegar à causa do problema e assim propor possíveis soluções. De acordo com as análises foi possível ver que houve os dois tipos de porosidade nas amostras, por contração e por gases, o que ocorre normalmente na última região a se solidificar, o que é coerente com a amostra analisada. Para reduzir o defeito de gás aprisionado na peça a melhor forma é garantir que as saídas de gases do molde estejam bem projetadas e funcionando adequadamente. Essas saídas devem ser posicionadas nas últimas áreas do molde a serem preenchidas Como a porosidade por contração é devido a contração resultante da variação volumétrica durante a solidificação, uma forma de solucionar esse problema seria no controle de velocidades que a peça é injetada.
Abstract: Overdue to the recurrent use of aluminum in foundry and automotive components, an analysis of its defects is necessary. One of the most common defects is porosity. Whether from trapped gas or shrinkage, porosity is a problem that affects part functionality. The objective of this work is through the XRay, Metallography and Spectrometry tests to reach the cause of the problem and thus propose possible solutions. According to the analysis, it was possible to see that there were both types of porosity in the samples, by contraction and by gases, which normally occurs in the last region to solidify, which is consistent with the analyzed sample. To reduce the defect of gas trapped in the part, the best way is to ensure that the gas outlets of the mold are well designed and working properly. These outlets must be positioned in the last areas of the mold to be filled. As shrinkage porosity is due to shrinkage resulting from volumetric variation during solidification, one way to solve this problem would be to control the speeds at which the part is injected.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30216
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisedeporosidade.pdf4,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons