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dc.creatorCamargo, Álida Klimiont-
dc.date.accessioned2022-11-30T12:56:18Z-
dc.date.available2022-11-30T12:56:18Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationCAMARGO, Álida Klimiont. Análise de porosidade: estudo de caso sobre uma tampa de cabeçote. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30216-
dc.description.abstractOverdue to the recurrent use of aluminum in foundry and automotive components, an analysis of its defects is necessary. One of the most common defects is porosity. Whether from trapped gas or shrinkage, porosity is a problem that affects part functionality. The objective of this work is through the XRay, Metallography and Spectrometry tests to reach the cause of the problem and thus propose possible solutions. According to the analysis, it was possible to see that there were both types of porosity in the samples, by contraction and by gases, which normally occurs in the last region to solidify, which is consistent with the analyzed sample. To reduce the defect of gas trapped in the part, the best way is to ensure that the gas outlets of the mold are well designed and working properly. These outlets must be positioned in the last areas of the mold to be filled. As shrinkage porosity is due to shrinkage resulting from volumetric variation during solidification, one way to solve this problem would be to control the speeds at which the part is injected.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAlumínio - Metalurgiapt_BR
dc.subjectPorosidadept_BR
dc.subjectFundiçãopt_BR
dc.subjectMetaispt_BR
dc.subjectAluminum - Metallurgypt_BR
dc.subjectPorositypt_BR
dc.subjectFoundingpt_BR
dc.subjectMetalspt_BR
dc.titleAnálise de porosidade: estudo de caso sobre uma tampa de cabeçotept_BR
dc.title.alternativePorosity analysis: case study on a head coverpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDevido ao uso recorrente do alumínio na fundição e em componentes automotivos, se faz necessário uma análise de seus defeitos. Um dos defeitos mais comuns é a porosidade. Seja por gás retido ou por contração, a porosidade é um problema que afeta a funcionalidade da peça. O objetivo desse trabalho é através dos ensaios de Raio X, Metalografia e Espectrometria chegar à causa do problema e assim propor possíveis soluções. De acordo com as análises foi possível ver que houve os dois tipos de porosidade nas amostras, por contração e por gases, o que ocorre normalmente na última região a se solidificar, o que é coerente com a amostra analisada. Para reduzir o defeito de gás aprisionado na peça a melhor forma é garantir que as saídas de gases do molde estejam bem projetadas e funcionando adequadamente. Essas saídas devem ser posicionadas nas últimas áreas do molde a serem preenchidas Como a porosidade por contração é devido a contração resultante da variação volumétrica durante a solidificação, uma forma de solucionar esse problema seria no controle de velocidades que a peça é injetada.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Verástegui, Roger Navarro-
dc.contributor.referee1Verástegui, Roger Navarro-
dc.contributor.referee2Oliveira, Ivanir Luiz de-
dc.contributor.referee3Tramontin, Sandra Mara Kaminski-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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