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Título: Temas geradores locais e gamificação: caminhos viáveis da educação ambiental crítica
Título(s) alternativo(s): Local generating themes and gamification: viable pathways for critical environmental education
Autor(es): Costa, Williane Cristine Peres
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Educação ambiental
Pedagogia crítica
Educação - Programas de atividades
Environmental education
Critical pedagogy
Activity programs in education
Data do documento: 27-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: COSTA, Williane Cristine Peres. Temas geradores locais e gamificação: caminhos viáveis da educação ambiental crítica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Ações mitigadoras e uma transformação socioambiental, por meio de um novo projeto societário, são exigências da crise ambiental hodierna. A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação e, portanto, deve ser desenvolvida integrada ao currículo, em todos os componentes curriculares, de modo contínuo e participativo. No entanto, não é o que ocorre, ficando muitas vezes restrita aos professores de Ciências. Diante da dificuldade de desenvolvimento de práticas em EA que agenciem uma reflexão crítica da realidade, que sejam contextualizadas, participativas e promovam efetivamente uma tomada de consciência, indaga-se: De que forma desenvolver práticas educativas em EA que promovam a leitura da realidade local e a tomada de consciência dos sujeitos sobre as problemáticas e potencialidades socioambientais de sua comunidade? De que maneira motivar os sujeitos para atuarem como agentes de transformação, identificando oportunidades e potencialidades de ação local? A partir desses questionamentos, objetivou-se desenvolver um Guia Metodológico, para inserção da Educação Ambiental Crítica (EAC) no currículo escolar, sendo propostas atividades, ferramentas e instrumentos pedagógicos para a delimitação de Temas Geradores Locais por meio do mapeamento e diagnóstico socioambiental participativo do território no qual se inseriam. Para tal, usou-se, para a contextualização das práticas pedagógicas problematizadas interdisciplinarmente, os componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, considerando-se os princípios e valores éticos da Carta da Terra. Metodologicamente, tratou-se de uma proposta de pesquisa-ação, de caráter qualitativo, norteada, principalmente, pela Educação Ambiental Crítica (EAC), pela Pedagogia Histórico-crítica (PHC) e pela Educação para a Cidadania (EC). Assim, os estudos realizados resultaram na produção de um guia metodológico, que abrange duas sequências didáticas, com um percurso metodológico contendo diversas ferramentas e instrumentos pedagógicos para coleta, registro e análise de dados, sendo a segunda uma versão gamificada da primeira, com o intuito de promover maior motivação e engajamento na realização das práticas propostas. As atividades sugeridas são de caráter inter e multidisciplinar, para serem desenvolvidas participativa e democraticamente, de modo a promover uma investigação e a leitura da realidade local pelo próprio coletivo de educandos e educadores, com vistas à reflexão sobre os conflitos e potencialidades da comunidade escolar, visando à transformação socioambiental.
Abstract: Mitigating actions and a socio-environmental transformation, through a new corporate project, are requirements of today's environmental crisis. Environmental Education (EE) is a dimension of education, therefore, it must be developed integrated into the curriculum, in all subjects, in a continuous and participatory way. However, this is not what happens, being often restricted to science teachers. from the difficulty of developing practices onwardsEA in a reflection of reality, which are contextualized and promote an awareness, it is asked: How do they develop educational practices in which they promote the reading of reality and the local awareness of the issues about the problems and socio-environmental potential of your community? How to motivate subjects to act as agents of transformation, identifying opportunities and potential for local action? From questions, the objective was to develop a Methodological Guide, for the insertion of Critical Environmental Education (EAC) in the school curriculum, activities, tools and pedagogical instruments for the delimitation of themes Local Generators through mapping and participatory socio-environmental diagnosis of the territory not which one enters. To this end, we used, for the contextualization of pedagogical practices problematized interdisciplinary, the mandatory curricula of Elementary School, taking into account the principles and ethical values of the Earth Charter. Methodologically, it was an action research proposal, of a qualitative nature, guided mainly by Critical Environmental Education (EAC), Historical-Critical Pedagogy (PHC) and Education for Citizenship (EC). Thus, the studies carried out resulted in the production of a methodological guide, which covers two methodological sequences, with a methodological path containing several pedagogical tools and instruments for data collection, recording and analysis, being a gamified version of the first, with the intuitive to promote greater motivation and engagement in carrying out the proposed practices. As suggestions, they are of an inter and multidisciplinary nature, to be activities developed by the participatory objective, in order to promote an investigation and reading of the reality of the local community, of students and educators, with reflection on the conflicts and potential of the school collective to the community socio-environmental transformation
Descrição: Acompanha: Temas geradores locais via mapeamento e diagnóstico socioambiental participativo: percurso gamificado
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30100
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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