Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30097
Título: O bom texto escolar: o que é e como avaliar
Título(s) alternativo(s): The good school text: what it is and how to evaluate it
Autor(es): Marins, Mariana Alves de Santana
Orientador(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Textos - Estudo e ensino
Textos - Gênero
Avaliação educacional
Texts - Study and teaching
Texts - Gender
Education - Evaluation
Data do documento: 20-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARINS, Mariana Alves de Santana. O bom texto escolar: o que é e como avaliar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: Neste trabalho, trato de propriedades textuais que precisam ser bem compreendidas por professores e alunos e compartilhadas entre eles nas atividades de produção e avaliação de textos na esfera escolar. Mediante a elaboração de um e-book digital, apresento suporte teórico e prático sobre nove propriedades textuais significativas para a construção de um bom texto - independentemente do gênero textual a que pertença - a fim de orientar professores na definição de critérios avaliativos que precisam ser apresentados e explicitados aos seus alunos na fase do ensino do gênero, para serem levados em conta na etapa posterior de avaliação. A fundamentação teórica para a elaboração do material tem como referência a concepção sociointeracionista de linguagem e pressupostos conceituais da Linguística Textual - texto, gênero, domínio discursivo, tipo textual e propriedades textuais. Metodologicamente, empreguei o tipo de pesquisa de campo, com a realização de três encontros online via plataforma Google Meet, com um grupo de oito professores de Língua Portuguesa, no ano de 2021. Ao longo dos encontros, apresentei o material elaborado, discuti os conceitos fundamentais e apliquei atividades a eles relacionados. Ao final de cada encontro, os participantes responderam a um formulário, registrando suas impressões sobre a formação oferecida. Procedi à análise qualitativa das respostas aos encontros, e os resultados apontam para a boa aceitação e a profícua funcionalidade do produto educacional proposto, visto que constatei ampliação de quantidade e qualidade nas respostas dos participantes ao final do terceiro encontro formativo, comparativamente às respostas por eles atribuídas no primeiro encontro, quanto às propriedades textuais para construir e avaliar determinados gêneros de textos produzidos por estudantes.
Abstract: In this work, I deal with textual properties that need to be well understood by teachers and students and shared among them in the activities of production and evaluation of texts in the school sphere. Through the elaboration of a digital e-book, I present theoretical and practical support on nine significant textual properties for the construction of a good text - regardless of the textual genre to which it belongs -, in order to guide teachers in the definition of evaluative criteria that need to be presented and explained to their students in the genre teaching phase, so that they are taken into account in the subsequent evaluation step. The theoretical basis for the elaboration of the material takes as reference the socio-interactionist conception of language and conceptual assumptions of Textual Linguistics - text, genre, discursive domain, textual type and textual properties. Methodologically, I adopted the field research, with three online meetings via the Google Meet platform, with a group of eight Portuguese language teachers, in 2021. During the meetings, I presented the material prepared, discussed the fundamental concepts and applied activities related to them. At the end of each meeting, the participants responded to a form, recording their impressions about the training offered. I proceeded to a qualitative analysis of the responses to the meetings, and the results point to the good acceptance and the prolific functionality of the proposed educational product, since I found an increase in quantity and quality in the responses of the participants at the end of the third training meeting, compared to the answers given by them in the first meeting, regarding the textual properties to construct and evaluate certain genres of texts produced by students.
Descrição: Acompanha: O bom texto: fundamentos para produzir e avaliar
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30097
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
textoescolarcomoavaliar.pdf4,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
textoescolarcomoavaliar_produto.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons