Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30069
Título: Análise da aplicação de uma sequência didática sobre a dinâmica climática em alunos do 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Analysis of the application of a didactic sequence on climate dynamics in students of the 6th year of elementary school
Autor(es): Faria, Josimara de Azevedo
Orientador(es): Goya, Alcides
Palavras-chave: Geografia (Ensino fundamental)
Ensino - Metodologia
Climatologia
Material didático
Geography (Fundamental education)
Teaching - Methodology
Climatology
Data do documento: 7-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: FARIA, Josimara de Azevedo. Análise da aplicação de uma sequência didática sobre a dinâmica climática em alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A presente pesquisa surgiu a partir do enfrentamento de inúmeras dificuldades quanto carência de textos científicos sobre a dinâmica climática relativos à disciplina de Geografia no Ensino Fundamental, na qualidade didática dos próprios professores de Geografia sobre esse tema nos cursos de graduação, bem como frente ao desinteresse dos alunos para estudar e aprender Geografia no 6º ano do ensino fundamental. Diante disso, partindo-se da problemática de como desenvolver um material didático-pedagógico que pudesse contribuir e auxiliar professores de Geografia, na investigação da aprendizagem de seus alunos, frente conhecimentos científicos sobre os conteúdos propostos em sala de aula. O presente estudo teve por objetivo geral promover a Alfabetização Científica. Havendo, para tanto, os objetivos específicos: investigar e realizar a seleção de conteúdos relacionados ao clima, fenômenos naturais e sociais, e que fossem representados de diferentes maneiras; desenvolver a partir destes conteúdos selecionados, um Produto Educacional (PE) e estabelecer uma sequência didática (doravante SD) voltada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental; e aplicar a SD desenvolvida com o PE. O PE estabelecido recebeu o título de “Sequência didática sobre a dinâmica climática e sua influência na sociedade”, o qual foi aplicado a 15 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Por tratar-se de SD, os conteúdos foram abordados em uma sequência lógica, para que os alunos pudessem, da melhor forma, se desenvolver intelectualmente. As aulas foram remotas, sendo as 12 aulas aplicadas, acompanhadas por dois profissionais: Professora de Ciências e Pedagoga da escola. Os resultados desse estudo, obtidos por meio de pesquisa qualitativa, com análise quali-quantitativa, compreenderam os seguintes processos de análise: i) avaliação diagnóstica; ii) desenvolvimento e aplicação das atividades; e iii) avaliação da aprendizagem. Dentre os principais resultados está o PE desenvolvido e sua respectiva SD aplicada, o qual apresentou-se com ótimo resultados, favorecendo melhoria no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia, como instrumento de aprendizagem científica dos conteúdos relacionados ao clima, fenômenos naturais e sociais, portanto, de relevância como material didático-pedagógico de auxílio a professores de Geografia. Havendo grande melhoria no desempenho dos alunos, uma vez que todos apresentaram maiores níveis categóricos após a aplicação da SD.
Abstract: This research arose in the face of numerous difficulties in relation to the lack of scientific texts on climate dynamics related to the discipline of Geography in Elementary School, in the didactic quality of Geography teachers themselves on this topic in undergraduate courses, as well as in the face of the lack of interest of the students to learn Geography in the 6th year of Elementary School. Therefore, starting from the problem of how to develop a didactic-pedagogical material that could contribute and help Geography teachers, in the investigation of their students' learning, in the face of scientific knowledge about the contents proposed in the classroom, the present study aimed to general promote Scientific Literacy. Having as specific objectives: to investigate and carry out the selection of contents related to the climate, natural and social phenomena, and which would be represented in different ways; develop, from these selected contents, an Educational Product (EP) and establish a didactic sequence (henceforth SD) aimed at students in the 6th year of Elementary School; and apply the SD developed with the PE. The established PE received the title of “Didactic sequence on climate dynamics and its influence on society”, which was applied to 15 students of the 6th year of Elementary School, from a State School located in the North Pioneiro of the State of Paraná. As it is an SD, the contents were approached in a logical sequence, so that the students could, in the best way, develop intellectually. The classes were remote, with 12 classes applied, accompanied by two professionals: Science Teacher and School Pedagogue. The results of this study, obtained through qualitative research, with quali-quantitative analysis, comprised the following analysis processes: i) diagnostic evaluation; ii) development and application of activities; and iii) learning assessment. Among the main results is the developed EP and its respective applied SD, which presented excellent results, favoring the improvement in the teaching-learning process in the Geography discipline, as an instrument for the scientific learning of contents related to the climate, natural phenomena and, therefore, , of relevance as didactic-pedagogical material to help Geography teachers. There was a great improvement in the performance of the students, as all of them presented higher categorical levels after the application of the SD.
Descrição: Acompanha: Sequência didática sobre a dinâmica climática para 6º do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30069
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticadinamicaclimatica.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticadinamicaclimatica_produto.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons