Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBellini, Janete Aparecida de Melo-
dc.date.accessioned2022-11-09T21:19:33Z-
dc.date.available2022-11-09T21:19:33Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.citationBELLINI, Janete Aparecida de Melo. Processos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimento. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30062-
dc.descriptionAcompanha: Raciocinando sobre medidaspt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the processes of mathematical reasoning developed by students of the fourth year of Elementary School of a municipal school in the city of Londrina in the state of Paraná, Brazil, when solving a sequence of exploratory tasks. This research was carried out with 16 students organized in pairs. The exploratory tasks addressed the content on magnitudes and measures, specifically on measures of length. Data were collected by observing the students, recording audios, videos and written records of the tasks. The research followed a qualitative approach with an interpretative character, with the methodology of Research Based on Design (IBD). As theoretical contributions, we approach the definitions of mathematical reasoning and its processes, about the exploratory tasks and the actions of teachers that support mathematical reasoning and about the teaching of measures. We present data related to three pairs as they solve two of the exploratory tasks. The results allowed us to observe that the students, when solving the tasks, evidenced the contents as addition, subtraction, multiplication, relationships between meter and centimeter measurements and length estimates. They used different strategies and mobilized the processes of conjecturing, comparing and justifying, proving that tasks elaborated and applied in an exploratory teaching-learning perspective contribute to the development of mathematical reasoning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectUnidades de medidapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectUnitspt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleProcessos de raciocínio matemático no ensino fundamental: tarefas exploratórias sobre medidas de comprimentopt_BR
dc.title.alternativeMathematical reasoning processes in elementary school: exploratory tasks on length measurementspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar os processos de raciocínio matemático desenvolvidos por alunos do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola Municipal da cidade de Londrina no estado do Paraná, Brasil, ao resolverem uma sequência de tarefas de caráter exploratório. Esta pesquisa foi realizada com 16 alunos organizados em duplas. As tarefas exploratórias abordaram conteúdos da unidade temática de grandezas e medidas, especificamente, medidas de comprimento. Os dados foram coletados por meio da observação dos alunos, gravação de áudios, vídeos e registros escritos das tarefas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com caráter interpretativo, com a metodologia de Investigação Baseada em Design (IBD). Como aportes teóricos, abordamos as definições de raciocínio matemático e seus processos, sobre as tarefas exploratórias e as ações de professores que apoiam o raciocínio matemático e o ensino de medidas. Apresentamos dados relativos a três duplas de alunos ao resolverem duas tarefas exploratórias. Como resultados, observamos que os alunos ao resolverem as tarefas evidenciaram os conteúdos de adição, subtração, multiplicação, relações entre medidas de metro e centímetros e estimativas de comprimento. Utilizaram de diferentes estratégias e mobilizaram os processos de conjecturar, comparar e justificar comprovando que, tarefas elaboradas e aplicadas numa perspectiva de ensino-aprendizagem exploratório contribui para o raciocínio matemático.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8780-1673pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0464725918885887pt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Passos, Adriana Quimentão-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5152-2405pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1388948578344435pt_BR
dc.contributor.referee2Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee3Elias, Henrique Rizek-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raciociniomatematicotarefasexploratorias.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
raciociniomatematicotarefasexploratorias_produto.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons