Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30053
Título: Ismael: proposta de abordagem artística para o diálogo popular sobre ciência, tecnologia e relações interespécies
Título(s) alternativo(s): Ismael: proposal of artistic approach to popular dialogue on science, technology and interspecies relations
Autor(es): Jetka, Vandressa Meira
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Aprendizagem
Arte e sociedade
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Literature - Study and teaching
Learning
Art and society
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Data do documento: 2-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: JETKA, Vandressa Meira. Ismael: proposta de abordagem artística para o diálogo popular sobre ciência, tecnologia e relações interespécies. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar as possíveis contribuições de uma abordagem artística para o processo de ensino e aprendizagem das Relações Interespécies, com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir do estudo do livro: Ismael – Um Romance da Condição Humana. A fim de alcançar o objetivo da pesquisa, foi elaborada pela pesquisadora, uma sequência didática desenvolvida com 10 acadêmicos (as) do V período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UTFPR-PG. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva a qual se baseou no princípio da pesquisa participante. A pesquisa foi desenvolvida através do Moodle Institucional da UTFPR-PG, de encontros via Google Meet e com interação por meio de um grupo de WhatsApp específico. Para nortear o estudo, a pesquisadora elaborou uma Matriz Investigativa que foi construída com base em quatro pilares, quais sejam: Interação Humanos x Natureza, Ciência e Arte, Ismael e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A Matriz Investigativa trouxe 16 questões em que os seus quatro componentes se cruzam e se relacionam, algumas dessas questões foram utilizadas para a produção do material de coleta de dados, e respondidas no decorrer da pesquisa. A coleta de dados aconteceu em 3 âmbitos, conforme descrição: 1. Questionário online, produzido a partir das perguntas da Matriz Investigativa (o mesmo questionário foi respondido no início e no final da pesquisa); 2. Produções midiáticas (criação de vídeos inspirados no estudo do livro); 3. Roteiro de perguntas norteador para o grupo focal, que ocorreu após a finalização de todas as etapas da sequência didática (gravação e posterior transcrição). A análise de dados baseou-se no material obtido das formas anteriormente descritas, e, os dados foram organizados da seguinte forma: Os questionários (inicial e final) serviram de base para criar gráficos e quadros comparativos das respostas dadas pelos participantes da pesquisa; das produções midiáticas (vídeos), foram extraídas capturas de telas, as quais se fizeram indispensáveis para a análise dos dados; a discussão gravada no grupo focal foi transcrita, e, trechos significativos para a pesquisa foram evidenciados na análise. Para orientar o processo analítico, foi utilizada a Matriz Investigativa, que ante a vasta gama de dados, serviu como base para a categorizada dos resultados. As três categorias de análise são: O ensino da Ciência através da Arte, Percepções e reflexões sobre a realidade, e, Abordagens metodológicas diferenciadas. A metodologia empregada na pesquisa, oportunizou conhecimentos e reflexões sobre as relações que os seres vivos estabelecem historicamente entre si e com o mundo em que vivem, o que pode ser constatado no vasto acervo de dados analisados, os quais retrataram suas percepções e sentimentos sobre a temática. O desenvolvimento da pesquisa explicitou o quanto a literatura pode ser um instrumento valioso para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, estimulando os alunos na busca do conhecimento e na religação dos saberes de conteúdos entre diferentes disciplinas, ampliando seus horizontes e contribuindo para a alfabetização científica.
Abstract: This dissertation aimed to investigate the possible contributions of an artistic approach for the teaching and learning process of Interspecies Relations, focusing on Science, Technology and Society, based on the study of the book: Ismael – A Romance of the Human Condition. In order to achieve the objective of the research, a didactic sequence was developed by the researcher, developed with 10 academics from the V period of the Degree in Biological Sciences at UTFPR-PG. This is a qualitativequantitative research, of the descriptive type, which was based on the principle of participatory research. The research was developed through the Institutional Moodle of UTFPR-PG, meetings by Google Meet and with interaction through a specific WhatsApp group. To guide the study, the researcher developed an Investigative Matrix that was built on four pillars, namely: Human Interaction x Nature, Science and Art, Ismael and Science, Technology and Society (CTS). The Investigative Matrix brought 16 questions in which its four components intersect and relate, some of these questions were used to produce the data collection material, and answered during the research. Data collection took place in 3 areas, as described: 1. Online questionnaire, produced from the questions of the Investigative Matrix (the same questionnaire was answered at the beginning and at the end of the research); 2. Media productions (creation of videos inspired by the study of the book); 3. Guideline questions for the focus group, which took place after the completion of all stages of the didactic sequence (recording and subsequent transcription). Data analysis was based on the material obtained in the previously described ways, and the data were organized as follows: The questionnaires (initial and final) served as a basis for creating graphs and comparative tables of the responses given by the research participants; from the media productions (videos), screen captures were extracted, which were indispensable for data analysis; the discussion recorded in the focus group was transcribed, and significant excerpts for the research were evidenced in the analysis. To guide the analytical process, the Investigative Matrix was used, which, given the wide range of data, served as a basis for categorizing the results. The three categories of analysis are: Teaching Science through Art, Perceptions and reflections on reality, and Different methodological approaches. The methodology used in the research provided opportunities for knowledge and reflections on the relationships that living beings historically establish with each other and with the world in which they live, which can be seen in the vast collection of analyzed data, which portrayed their perceptions and feelings about the thematic. The development of the research made explicit how literature can be a valuable instrument to enrich the teaching-learning process, stimulating students in the search for knowledge and in the reconnection of content knowledge between different disciplines, expanding their horizons and contributing to scientific literacy.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta para aliar uma obra literária ao processo criativo de vídeos na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30053
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ismaelabordagemartistica.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ismaelabordagemartistica_produto.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons