Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30042
Título: Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química
Título(s) alternativo(s): Inquiry-based science teaching in the PIBID context: contributions to the training of chemistry teachers
Autor(es): Nobile, Carla Montenegro Balan
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ensino reflexivo
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Reflective teaching
Data do documento: 9-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: NOBILE, Carla Montenegro Balan. Ensino de ciências por investigação no contexto do PIBID: contribuições à formação de professores de química. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A formação dos professores de Ciências não acompanhou as mudanças ocorridas no perfil dos alunos nas escolas nos últimos anos. Apesar dos estabelecimentos de ensino fornecerem tecnologias digitais, muitos professores possuem dificuldades em modificarem seus planejamentos de aulas. Tendo isso em vista, esta pesquisa ressalta a importância de implementar novas abordagens metodológicas de formação docente a fim de contribuir para esse contexto. O objetivo foi analisar e identificar os aportes de um curso sobre Ensino de Ciência por Investigação (EnCI) para a formação de pibidianos da Licenciatura em Química. Diante disso, fez-se necessário a elaboração de tal curso com o propósito de fornecer subsídios teóricos para conhecerem, planejarem e vivenciarem a abordagem EnCI e a Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi de natureza aplicada, do tipo qualitativa e descritiva, e os participantes foram seis licenciandos em Química de uma universidade tecnológica federal situada no norte do Paraná, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A coleta de dados ocorreu durante a oferta do curso, realizado de modo online via Google Classroom/Meet, e foram utilizados um questionário inicial, dois formulários (um de autoavaliação e outro de avaliação da SEI apresentada) e uma entrevista semiestruturada. Reforçou-se a relevância da tríade formativa para a formação inicial dos pibidianos: o incentivo e a qualidade da formação docente inicial e continuada; a integração da educação superior e da básica; e a inserção de licenciandos no contexto escolar. Os dados foram organizados de acordo com os fundamentos da análise de conteúdo de Bardin e à luz do referencial teórico da pesquisa. Definiu-se três dimensões: (1) as concepções dos pibidianos sobre o EnCI; (2) as percepções dos pibidianos na elaboração e autoavaliação de uma SEI; e (3) as contribuições do curso de formação docente. A partir dos resultados, foi possível identificar que o curso contribuiu em vários aspectos para o aprimoramento docente na trajetória dos pibidianos envolvidos. Esses aprenderam a respeito do EnCI, elaboraram uma SEI, pensaram e refletiram sobre sua própria prática, além de perceberem o quão necessário é estudar abordagens diferentes e inovadoras para o exercício da profissão. As conclusões apontam ainda que todos os pibidianos, ao acompanharem e observarem a aplicação da SEI, puderam compreender que os estudantes do ensino médio aprenderam a resolver a situação-problema proposta por meio de pesquisas, leituras, estudos e aprofundamento do conhecimento.
Abstract: The training of science teachers has not kept up with the changes in the profile of students in schools in recent years. Although schools provide digital technologies, many teachers have difficulty modifying their lesson plans. With this in mind, this research highlights the importance of implementing new methodological approaches to teacher training to contribute to this context. The objective was to analyze and identify the contributions of a course on Inquiry-Based Science Education (IBSE) for the training of pibidianos in the Chemistry Undergraduate Program. Given this, it was necessary to elaborate on such a course to provide theoretical subsidies for them to know, plan and experience the IBSE approach and the Investigative Teaching Sequence (ITS). This research was applied, qualitative, and descriptive. The participants were six undergraduate students in chemistry from a federal technological university in northern Paraná, members of the Institutional Program for Scholarship Initiation to Teaching (PIBID). Data collection occurred during the course, conducted online via Google Classroom/Meet. An initial questionnaire, two forms (one for self-evaluation and the other for evaluation of the presented ITS), and a semi-structured interview were used. The relevance of the formative triad for the initial training of the pibidianos was reinforced: the incentive and quality of initial and continued teacher training, the integration of higher and primary education, and the insertion of undergraduates in the school context. The data were organized according to the fundamentals of Bardin's content analysis and in light of the theoretical framework of the research. Three dimensions were defined: (1) the conceptions of the pibidianos about the IBSE; (2) the perceptions of the pibidianos in the elaboration and self-evaluation of an ITS; and (3) the contributions of the teacher education course. From the results, it was possible to identify that the course contributed to several aspects of the teaching improvement of the pibidianos involved. They learned about the IBSE, elaborated on an ITS, thought and reflected on their practice, and realized how necessary it is to study different and innovative approaches to exercise their profession. The conclusions also point out that all the pibidianos (by following and observing the application of the ITS) could understand that the high school students learned to solve the proposed problem-solving situation through research, reading, studies, and deepening of knowledge.
Descrição: Acompanha: Ensino de ciências por investigação: roteiro didático-pedagógico para o desenvolvimento de sequências de ensino investigativas
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30042
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciasformacaoprofessores.pdf4,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinocienciasformacaoprofessores_produto.pdf2,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons