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Título: O ensino de ciências nos anos iniciais da educação de jovens e adultos (EJA): contextos da realidade para o desenvolvimento de uma proposta didática
Título(s) alternativo(s): Science teaching in the early years of youth and adult education (YAE): contexts of reality for the development of a didactic proposal
Autor(es): Lambach, Aline
Orientador(es): Morais, Josmaria Lopes de
Palavras-chave: Educação de adultos
Jovens - Educação
Ciência - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino - Metodologia
Pandemia
Adult education
Young adults - Education
Science - Study and teaching
Teachers, Training of
Science - Study and teaching - Methodology
Pandemics
Data do documento: 15-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LAMBACH, Aline. O ensino de ciências nos anos iniciais da educação de jovens e adultos (EJA): contextos da realidade para o desenvolvimento de uma proposta didática. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Nesta pesquisa analisamos os desafios da alfabetização nos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e quais propostas didático-pedagógicas poderão contribuir para o ensino de ciências, uma vez que, incluir realmente esses jovens e adultos da EJA no processo de escolarização requer o desenvolvimento de propostas didático-pedagógicas que apresentem aos educandos possibilidades de refletir sobre sua realidade, proporcionando uma postura conscientemente crítica diante do mundo atual. Entretanto, desenvolver práticas didático-pedagógicas diferentes das tradicionais requer que sejam ofertados aos professores, cursos de formação continuada que contemplem espaços para reflexão, discussão e produção coletiva. Isso é necessário e urgente, ainda mais, para professores dos anos iniciais do ensino fundamental que são, em grande parte, professores com formação generalista e assumem as aulas na EJA como extensão de carga horária. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização de um curso de extensão remoto, para professoras e pedagogas atuantes na EJA anos iniciais do ensino fundamental de um município da região metropolitana de Curitiba, com objetivo de conhecer a prática pedagógica das professoras, visando construir uma proposta didática para o ensino de ciências. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados de pesquisa foram gerados a partir da transcrição dos vídeos gravados durante os encontros remotos e pelas atividades realizadas pelas professoras e postadas em ambiente virtual. Para análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Como resultado da pesquisa, foi possível reconhecer que, na percepção das participantes ainda permanece uma concepção supletiva e reducionista de alfabetização, bem como a prevalência do ensino de língua portuguesa sobre outras áreas. O ensino de ciências ainda não tem um lugar definido nas práticas das professoras, o que foi justificado com base na ideia, socialmente construída, de que os estudantes em processo de alfabetização devem principalmente dominar os processos de leitura e escrita. Como contribuição desta pesquisa, elaboramos um Produto Educacional (PE) intitulado: "Uma proposta didática para o ensino de ciências nos anos iniciais da educação de jovens e adultos: a importância do autocuidado – diabetes tipo 2". Essa proposta tem como objetivo apresentar como o uso de imagens pode contribuir para o ensino de ciências na EJA, considerando os pressupostos: contextualização e problematização.
Abstract: In this research, we analyze the challenges of literacy in the early years of Youth and Adult Education (YAE) and which didactic-pedagogical proposals can contribute to science teaching, since including these young people and adults from the YAE in the schooling process requires the development of didactic-pedagogical proposals that present the students with possibilities to reflect on their reality, providing a consciously critical attitude towards the current world. However, developing didacticpedagogical practices different from the traditional ones requires continuing education courses to be offered to teachers, that include spaces for reflection, discussion and collective production. This is necessary and urgent, even more, for teachers in the early years of elementary school who are, in large part, teachers with generalist training and take classes at YAE as an extension of their workload. This research was developed during a remote course, for teachers and pedagogues working in YAE in the early years of elementary school in a municipality in the metropolitan region of Curitiba, with the objective of knowing the pedagogical practice of teachers, aiming to build a didactic proposal for the science teaching. This is a qualitative, exploratory and descriptive study. The research data were generated from the transcription of the videos recorded during the remote meetings and from the activities carried out by the teachers and posted in a virtual environment. For data analysis, content analysis was used (Bardin, 2011). As a result of this research, it was possible to recognize that, in the perception of the participants, there still remains a supplementary and reductionist conception of literacy, as well as the prevalence of teaching Portuguese over other areas. Science teaching still does not have a defined place in the teachers’ practices, which was justified based on the idea, socially constructed, that students in the literacy process should mainly master the processes of reading and writing. As a contribution to this research, we developed an Educational Product (EP) entitled: ―A didactic proposal for teaching science in the early years of youth and adult education: the importance of self-care – type 2 diabetes‖. This proposal aims to present how the use of images can contribute to the teaching of science in YAE, considering the assumptions: contextualization and problematization.
Descrição: Acompanha: Uma proposta didática para o ensino de ciências nos anos iniciais da educação de jovens e adultos: a importância do autocuidado - diabetes tipo 2
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30032
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