Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30029
Título: O (re) nascer das flores de lótus: a construção de trajetórias e vivências no processo de formação profissional em serviço social
Título(s) alternativo(s): The (re) born from lotus flowers: the building of trajectories and vivences in the process of vocational training in social service
El (re) nacimiento de las flores de loto: la construcción de trayectorias y experiencias en el proceso de formación profesional en el servicio social
Autor(es): Oliveira, Glacielli Thaiz Souza de
Orientador(es): Casagrande, Lindamir Salete
Palavras-chave: Mulheres na educação
Serviço social - Orientação profissional
Identidade social
Feminismo e educação
Trabalho - Aspectos sociais
Formação profissional
Women in education
Social service - Vocational guidance
Group identity
Feminism and education
Work - Social aspects
Occupational training
Data do documento: 29-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Glacielli Thaiz Souza de. O (re) nascer das flores de lótus: a construção de trajetórias e vivências no processo de formação profissional em serviço social. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as trajetórias e vivências construídas por mulheres estudantes do curso de Serviço Social para a permanência e conclusão do ensino superior. O gatilho motivador para a pesquisa se construiu a partir da experiência da pesquisadora em sala de aula em um curso de graduação em Serviço Social, tendo como palco os diálogos das discentes diante dos desafios cotidianos para concluírem os estudos. Cenário que instigou a necessidade de estudar vivências coletivas e individuais preponderantes no processo de formação em Serviço Social das entrevistadas. Tendo em vista que a história de acesso à escolarização para o universo feminino é construída por um contexto de lutas e resistência, compreender os processos que foram delineados por essas mulheres para alcançarem seus objetivos pode auxiliar a desvelar questões de gênero, raça, classe social, contexto cultural, econômico que entrelaçam os espaços de vivência dessas mulheres e que podem estar sendo naturalizados. Nesse sentido, a perspectiva de gênero e seus desdobramentos se constituem como base teórica dessa pesquisa. A qual se estabelece como uma pesquisa de caráter quanti-qualitativa, sendo que inicialmente realizou-se um levantamento quantitativo em relação às assistentes sociais que se formaram em Serviço Social numa Instituição de Ensino Privada, localizada na cidade de Curitiba, entre os anos de 2010 até 2019, identificando-se um universo de 160 profissionais, das quais resultou em uma amostra de 60 questionários on-line respondidos. Sendo assim, o trabalho propõe evidenciar trajetórias e vivências de lutas e resistências das mulheres pelo acesso à educação formal, publicizando que diante de dificuldades e diversidades enfrentadas por elas, tais como: discriminação racial, de gênero, de sexo, de classe, dentre outras, essas mulheres percorreram a esteira do processo acadêmico de graduação e alcançaram seus objetivos. Logo, cada vez mais se percebe a relevância de possibilitar no lócus acadêmico as temáticas que incluam as mulheres como fonte de pesquisas e saberes, pois essas produções acadêmicas vislumbram as suas singularidades, pluralidades e diferenças que são construídas no processo das suas historicidades.
Abstract: This work aims to analyze the trajectories and experiences built by women students of the Social Work course for the permanence and conclusion of higher education. The motivating trigger for the research was built from the researcher’s experience in the classroom in an undergraduate course in Social Work, taking as a stage the dialogues of the students in the face of the daily challenges to conclude the studies. Scenario that instigated the need to study collective and individual experiences that are preponderant in the social work training process of the interviewees. Bearing in mind that the history of access to schooling for the female universe is built by a context of struggles and resistance, understanding the processes that were outlined by these women to achieve their goals can help to unveil issues of gender, race, social class, cultural context, that intertwine the living spaces of these women and that may be being naturalized. In this sense, the gender perspective and its consequences constitute the theoretical basis of this research. Which is established a quantitative and qualitative research, initially a quantitative survey was carried out in relation to social workers who graduated in Social Work at a Private Education Institution located in the city of Curitiba between the years 2010 until 2019, identifying a universe of 160 professionals, which resulted in a sample of 60 online questionnaires answered. Thus, the work proposes to highlight trajectories and experiences of women’s struggles and resistance for access to formal education, publishing that in the face of difficulties and diversities faced by them, such as: racial, gender, sex, class discrimination, among others, these women went through the academic process of graduation and achieved their goals. Therefore, the relevance of enabling themes that include women as a source of research and knowledge is increasingly perceived in the academic locus, as these academic productions envisioning their singularities, pluralities and differences that are constructed in the process of their historicity’s.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30029
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renascerfloreslotusconstrucao.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons